O comissionamento é fundamental para se validar o projeto, a execução e os equipamentos dos sistemas fotovoltaicos, garantindo a segurança e os níveis esperados de geração de energia. Mas de que, exatamente, ele consiste? Basta realizar ensaios? E que ensaios são esses? Quais as etapas do comissionamento? Como realizar as inspeções nos lados c.a. e c.c.? E como fica a documentação da instalação? No próximo dia 10 de junho, quinta-feira, os especialistas Vinícius Ayrão e João Cunha vão examinar todos esses aspectos no webinarEnergia solar – O comissionamento das instalações fotovoltaicas”. Os dois convidados também vão apresentar e debater com o púbico a realidade de atividade de comissionamentos de plantas FV hoje no Brasil e como estão nossas instalações solares em termos de segurança e eficiência. Para participar, basta se inscrever via este link.

O engenheiro eletricista Vinicius Ayrão Franco tem mais de 20 anos de experiência em instalações elétricas de MT e BT e entradas de energia, e desde 2016 dedica-se a instalações elétricas fotovoltaicas, desenvolvendo projetos de minigeração para vários empreendimentos. O também engenheiro eletricista João Gilberto Cunha é diretor da empresa Mi Omega Engenharia, projetista, consultor e professor na área de instalações elétricas, autor de livros e diversos artigos técnicos sobre instalações e sistemas fotovoltaico, inclusive nas revistas FotoVolt e EM - Eletricidade Moderna, e palestrante renomado na área.

Este será o 37º webinar realizado pelas revistas FotoVolt e EM da Aranda Editora. Iniciados em maio do ano passado, esses eventos compõem um rico acervo de informações atualizadas e de qualidade sobre variados temas da engenharia elétrica, abordados por especialistas renomados, com especial atenção para as instalações solares fotovoltaicas. Alguns dos temas já contemplados nessa área foram “Aterramento e a conexão com a rede de geradores fotovoltaicos em telhados”,  “Aterramento em usinas solares fotovoltaicas”, “Proteção contra raios em usinas FV”, “Monitoramento e gerenciamento de energia em usinas FV”, e  “Raios: O modelo eletrogeométrico pode ser aplicado a usinas FV de todos os portes?”.

Estes e todos os demais webinars estão gravados e disponíveis na íntegra, com livre acesso, no canal de Youtube da Aranda Eventos:  https://www.youtube.com/playlist?list=PLUR9G_mGGGNDlxNA2kQLmEr4vQsM3mfP9

Assista aqui a gravação do Webinar realizado no dia 10 de junho, às 18h00.



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024