A Neoenergia está desenvolvendo, em parceria com o centro de inovação da controladora Iberdrola, no Qatar, um algoritmo capaz de predizer possíveis falhas nos equipamentos de telecomunicação e de smart grid na rede de distribuição de energia. Segundo a empresa, o resultado tem precisão de análise superior a 90% em eventos que podem ocorrer em até 24 horas, garantindo maior disponibilidade dos dispositivos e reforçando a confiabilidade no fornecimento de energia.

A inovação está sendo aplicada no Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes (Cegri), local que faz a gestão de todas as operações de telecomunicações e de redes inteligentes das distribuidoras da Neoenergia no Brasil. Além disso, a tecnologia faz o monitoramento dos equipamentos digitais utilizados nas operações das redes de energia, como religadores, medidores, sensores e transformadores inteligentes. O Cegri monitora mais de 75 mil dispositivos e coleta dados que chegam a 10 gigabytes por dia. O algoritmo, segundo a Neoenergia, transforma os dados em informação para contribuir na tomada de decisão.

Para o desenvolvimento da tecnologia, foram utilizados quatro parâmetros. O primeiro é a perda de pacotes --- a cada cinco minutos, o sistema envia uma mensagem aos dispositivos, para verificar o funcionamento dos padrões de qualidade. Esse ciclo de troca de informação entre o sistema e os ativos é acompanhado continuamente e, em caso de falha, o registro é feito. Da mesma forma, o tempo de resposta é outro parâmetro avaliado, que permite verificar o intervalo entre o envio e o recebimento da resposta a partir do comando remoto dado ao equipamento.

Há ainda os parâmetros que verificam a disponibilidade e a conectividade dos ativos de rede, que avaliam se eles estão operando normalmente. A antecedência da predição varia de uma hora, quando a precisão na identificação da falha pode chegar a 98%, e de 12 a 24 horas, quando o algoritmo consegue ser preciso 90% das vezes.

Inicialmente operado nos supercomputadores do centro de inovação no Qatar, o algoritmo agora já roda nos servidores da Neoenergia. Isso foi possível por conta da instalação de ferramenta de hiperconvergência, que permite unificar as estruturas tecnológicas da companhia. Assim, é possível reduzir em até 60% a infraestrutura que está dentro de um data center convencional, otimizando processos de tecnologia.



Mais Notícias EM



MP 1212 quer reduzir tarifas de energia e aumentar subsídios

Medida provisória vai antecipar pagamentos da Eletrobras para quitar empréstimos das distribuidoras e estender prazo para descontos de renováveis

12/04/2024


Bombeiros regulamentam vagas e carregadores elétricos em SP

A ABVE critica as propostas da consulta pública por conta de aumento de custos e inviabilização de instalação de pontos de recarga

15/04/2024


Enel inaugura complexo eólico na Bahia

O complexo Aroeira tem 348 MW e consumiu R$ 2,1 bilhões em investimentos

12/04/2024