Para auxiliar o mercado na avaliação da influência do preço na contabilização, a CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica lançou um simulador do impacto do PLD horário por ramo de atividade (ACL). A ferramenta, disponível no portal da CCEE, permite que os usuários comparem a média mensal do PLD horário nos submercados e o perfil de consumo de empresas de cada ramo diante do preço.

Além disso, é possível simular os impactos financeiros do perfil de contratação na contabilização de cada segmento econômico, podendo ser visualizada a interferência da flexibilidade contratual na exposição de um grupo de consumidores no Mercado de Curto Prazo. A tecnologia é importante porque a implementação do PLD horário torna mais dinâmico, com os valores variando ao longo do dia, com possibilidade de ganhos ou perdas financeiras conforme a contratação de energia dos agentes, o que requer mais atenção no gerenciamento.

Para desenvolver o simulador, a CCEE utilizou dados públicos divulgados em relatórios da instituição. Com base no comportamento histórico e nos valores contabilizados, é possível avaliar os efeitos reais de alterações contratuais considerando uma média padrão. Como o simulador considera o consumo e o preço de períodos anteriores, a Câmara alerta que os agentes devem procurar outras informações e dados para realizar análises que visam tomadas de decisão, sendo a ferramenta apenas uma opção para facilitar entendimento da dinâmica do mercado de energia.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

26/04/2024