Uma usina termelétrica a biogás, que processará os resíduos sólidos urbanos para gerar eletricidade, entrou em operação em Ponta Grossa, no Paraná. A usina, operada pela concessionária de limpeza pública, a Ponta Grossa Ambiental, do grupo Philus, tem potência instalada de 520 kW e produzirá energia equivalente ao consumo de 2400 residências. A eletricidade será destinada a prédios públicos.

Com capacidade máxima para processar 30 toneladas de lixo, a energia será consumida pela unidade de pronto atendimento da cidade, por dois hospitais e pelo prédio da prefeitura. A estimativa é de uma economia aproximada de R$ 250 mil por mês, ao suprir 30% do consumo de energia das edificações públicas.

A tecnologia de aproveitamento do biogás é por meio da digestão anaeróbica dos resíduos, coletado por caminhão elétrico da BYD no aterro da cidade. Os resíduos, ao chegarem na área da usina, são direcionados para um pré-tanque, onde são analisados. Após isso, seguem para os biodigestores, nos quais bactérias anaeróbicas realizam a digestão da matéria orgânica e produzem o biogás – um gás composto por até 60% de metano. O gás é então direcionado para os motogeradores, para que sua queima produza energia elétrica, que por sua vez será injetada na rede da Copel. O processo também vai gerar biofertilizante, o qual deve ser usado pela prefeitura em ações de paisagismo em áreas públicas e provavelmente também destinado para pequenos agricultores.



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024