A Neoenergia, do grupo Iberdrola, está investindo no desenvolvimento de um qualímetro, equipamento voltado a aferir a qualidade da energia entregue aos clientes. Essa tecnologia faz medições de oscilografias contínuas, utilizando técnica de compactação de dados. O projeto faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Neoenergia, regulado pela Aneel, e deve contemplar também sistema de localização de faltas.

O qualímetro é instalado na rede para registrar os parâmetros de qualidade da energia, identificando perturbações, como as variações de tensão de curta duração (VTCD). Segundo a Neoenergia, os modelos existentes atualmente só registram a VTCD quando a variação de tensão acontece. O diferencial do qualímetro em desenvolvimento está no fato de realizar um acompanhamento contínuo, além de garantir registro nos casos em que exista alguma demanda do cliente.

A oscilografia contínua garante ainda uma forma de medição que oferece maior extensão de registro, ao captar a forma da onda de tensão e de corrente. Outro ponto de destaque é a integração do qualímetro com um sistema de localização de defeitos em tempo real. Com isso, o operador tem acesso à informação na mesma hora da ocorrência, podendo resolvê-la o mais rápido possível.

O sistema permite localizar diferentes tipos de situações, desde a ocorrência de curtos-circuitos provocados por galhos de árvores encostados na rede até ocorrências de rompimento de cabo. Em fase de transformação do protótipo em produto, a previsão é de que 27 qualímetros sejam entregues em 2023 para serem utilizados nas distribuidoras da Neoenergia.



Mais Notícias EM



MP 1212 quer reduzir tarifas de energia e aumentar subsídios

Medida provisória vai antecipar pagamentos da Eletrobras para quitar empréstimos das distribuidoras e estender prazo para descontos de renováveis

12/04/2024


Bombeiros regulamentam vagas e carregadores elétricos em SP

A ABVE critica as propostas da consulta pública por conta de aumento de custos e inviabilização de instalação de pontos de recarga

15/04/2024


Enel inaugura complexo eólico na Bahia

O complexo Aroeira tem 348 MW e consumiu R$ 2,1 bilhões em investimentos

12/04/2024