Pesquisadores do centro de pesquisa Lactec, em Curitiba (PR), estão desenvolvendo uma metodologia para definir a melhor configuração técnica para a construção de linhas de transmissão (LTs) com tensões de operação de até 525 kV, combinando as tecnologias de potência natural elevada (PNE) e de LTs compactas. O projeto, com previsão de ser concluído até novembro deste ano, foi contratado pela subsidiária de geração e transmissão da paranaense Copel.

A ideia é aproveitar o conceito de PNE que permite transportar mais energia por conjunto de condutores e o de LT compacta, que ocupa uma área menor para a implantação, utilizando os dois conceitos em um mesmo arranjo técnico. A pesquisa visa investigar um novo arranjo para as linhas de transmissão para garantir condições de isolamento e baixo nível de interferência eletromagnética. Isso diminuiria os custos de implantação, inclusive os decorrentes da indenização da faixa de servidão e maximizaria a energia elétrica total transmitida até os centros consumidores.

A nova configuração proposta deve permitir que os serviços de manutenção sejam feitos com a linha energizada. Isso também contribui para evitar desligamentos e impactos na rede do SIN. Segundo o Lactec, o projeto abrange o desenvolvimento de uma ferramenta digital para cálculo expedito de LTs, que determinará, entre outros detalhes, o cabo condutor com menor seção e reduzida perda de energia.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025