A revista EM – Eletricidade Moderna iniciou em 25 de fevereiro a série de webinars voltada à proteção em baixa tensão. No primeiro evento (disponível no canal do Youtube da Aranda Eventos), que contou com a participação de Sérgio Roberto Silva dos Santos, engenheiro eletricista da Lambda Consultoria, foram discutidos aspectos dos DPS que influenciam sua eficácia, desempenho e o custo da proteção, além das tecnologias utilizadas na fabricação e algumas características construtivas desses dispositivos.

O próximo webinar da série, que será realizado em 4 de março, abordará os tipos e aplicações de dispositivos de proteção Diferencial-Residual, conhecidos como Dispositivos DR, que são utilizados para proteção das instalações elétricas contra faltas à terra. O evento contará com a participação de João Gilberto Cunha, engenheiro eletricista (UFU) e mestre em Engenharia Eletrônica (ITA), diretor da Mi Omega Engenharia, membro da comissão da ABNT responsável pela norma NBR 5410, coordenador da comissão da ABNT de revisão da norma NBR 14039 e da comissão de elaboração da norma NBR 16384.

O objetivo é debater a diferença entre os dispositivos DR e como aplicá-los. Os mais conhecidos no Brasil são os de alta sensibilidade, com corrente diferencial-residual de 30 mA ou menor, que foram tornados obrigatórios em partes das instalações a partir da edição de 1997 norma NBR 5410. Mas também há os dispositivos DR de baixa sensibilidade, para seccionamento automático da alimentação, que, apesar de não muito empregados, são obrigatórios para os esquemas de aterramento TT desde a edição de 1980 da mesma norma. Além disso, os dispositivos DR mais comuns encontrado no mercado de varejo brasileiro são do tipo c.a., que só detectam faltas à terra em corrente alternada. Mas com a disseminação dos circuitos de corrente contínua nos sistemas fotovoltaicos e nas estações de carregamento de veículos elétricos, torna-se outro tipo de dispositivo DR.

A Série Proteção em Baixa Tensão da revista Eletricidade Moderna vai contar ainda com o webinar sobre Minidisjuntores, Disjuntores Industriais em Caixa Moldada e Disjuntores Industriais Abertos, previsto para 11 de março.

Assista aqui a gravação do Webinar realizado no dia 04 de março, às 18h00.



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024