A operadora de telecom TIM se associou com a empresa M2M Telemetria para oferecer soluções de gestão remota de luminárias LED empregadas em iluminação pública. Segundo a empresa, a tecnologia agrega diversas funcionalidades, entre elas a leitura do real consumo de energia e a capacidade de dimerização.

A solução, que utiliza a tecnologia padrão NB-IoT para a transmissão de dados e através da rede 4G da operadora no Brasil permite o acompanhamento, em tempo real, do desempenho de toda uma rede implementada, a partir da transmissão e recebimento de dados enviados por um controlador independente instalado nas luminárias, composto por termômetro, sensor de luminosidade, microprocessador, memória e eSIM.

Além disso, com o sistema NOX Smart Lighting é possível transmitir e receber informações e comandos para acender ou apagar uma luminária ou um conjunto delas, fazer a dimerização, identificar comportamentos e prever defeitos. A solução permite ainda o processamento inteligente de dados com rotinas de avaliação de operação e controle do consumo de energia.

A TIM já oferece uma rede extensa de Internet das Coisas (IoT) no País por meio da tecnologia NB-IoT, chegando a 3460 cidades, nas quais é possível habilitar conectividade para clientes no agronegócio, no setor de segurança pública e para o mercado automotivo, ligando escritórios, fazendas e máquinas, em monitoramento de lavouras ou de transporte de mercadorias. As soluções IoT estão disponíveis no marketplace  da operadora dedicada a soluções corporativas no site https://marketplaceiot.tim.com.br/.
 



Mais Notícias EM



MP 1212 quer reduzir tarifas de energia e aumentar subsídios

Medida provisória vai antecipar pagamentos da Eletrobras para quitar empréstimos das distribuidoras e estender prazo para descontos de renováveis

12/04/2024


Bombeiros regulamentam vagas e carregadores elétricos em SP

A ABVE critica as propostas da consulta pública por conta de aumento de custos e inviabilização de instalação de pontos de recarga

15/04/2024


Enel inaugura complexo eólico na Bahia

O complexo Aroeira tem 348 MW e consumiu R$ 2,1 bilhões em investimentos

12/04/2024