O banco Bradesco adquiriu mais de 1,4 milhão de certificados de energia renovável, os chamados I-RECs, em um contrato com a AES Brasil, uma das mais principais geradoras de energia renovável do País. O investimento com a transação foi de R$ 1,7 milhão, com desembolsos anuais de acordo com a utilização, em um período de cinco anos.

O volume total adquirido dos I-RECs – cada um equivalente a 1 MWh – se equipara ao consumo de energia da cidade de Campinas durante cinco meses e a 10% do total de certificados de energia renovável gerados em todo território nacional no período de um ano. Com a aquisição, segundo informou em comunicado o banco, o Bradesco cumpre seu compromisso de, já em 2020, ter 100% de suas operações abastecidas com energia elétrica de fontes renováveis.

Além dos I-RECs, o Bradesco usa outros mecanismos de aquisição de energia limpa, como a compra no mercado livre e projetos de geração distribuída. O banco assumiu o compromisso de neutralizar 100% das emissões de carbono geradas por suas operações, incluindo sua estrutura logística terceirizada e o deslocamento de funcionários em todo o Brasil.

 A plataforma I-REC é um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia pensado para facilitar a contabilidade de carbono. Os certificados de energia renovável são emitidos no Brasil pelo Instituto Totum. Para a geradora conseguir a emissão, precisa passar por auditoria documental para comprovar a fonte renovável de sua geração. A partir daí ela é autorizada a pagar taxas do programa para ser registrada na Plataforma I-REC e, com isso, pode negociar a emissão e transferência dos certificados, sendo que cada I-REC equivale a 1 MWh de energia.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

26/04/2024