O centro de tecnologia Lactec está desenvolvendo um projeto de pesquisa com as empresas Hidrobombas e a Global Participações em Energia (GPE) para avaliar a viabilidade técnica e econômica de sistemas de absorção e conversão de energia das ondas do mar em eletricidade. Batizado de Projeto de Geração de Energia Ondomotriz (GEO), o trabalho já atingiu a fase de testes e avaliação de desempenho, em modelos reduzidos.

A pesquisa se baseia em protótipo desenvolvido pela Hidrobombas, que consiste em um sistema flutuante, fixo em um chassi, com braços articulados, que oscilam conforme o movimento das ondas, gerando energia. O conceito foi aprimorado e a partir de modelagem 3D foi possível realizar os estudos iniciais, que incluem estudo cinemático, dinâmico e a avaliação de componentes, robustez, flutuabilidade e estabilidade do sistema.

Parte da pesquisa também foi a construção de tanque de ondas, em escala menor, com desenvolvimento de dispositivos para os testes preliminares. Para dar suporte a uma nova etapa de estudos, está sendo construído, em uma das unidades tecnológicas do Lactec, em Curitiba, o Laboratório de Estudo da Energia das Ondas (LEEO), que permitirá simulações com diferentes modelos reduzidos de conversores de energia, antes de sua instalação em ambiente marinho. O projeto é realizado no âmbito do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).




Mais Notícias EM



BNDES aprova financiamento para térmica no Porto do Açu

A UTE GNA II receberá aporte de R$ 3,93 bilhões e terá capacidade de 1673 MW

15/01/2021


TIM oferece solução de IoT para gestão de iluminação pública LED

Solução da empresa parceira M2M Telemetria inclui várias funcionalidades a partir de sensores instalados nas luminárias

15/01/2021


CTG pesquisa sistema para sinalizar riscos da comercialização de energia

Projeto envolve empresas especializadas e investimento de R$ 4 milhões

15/01/2021