A matriz elétrica brasileira registrou incremento de 543 MW em janeiro de 2026, com a entrada em operação comercial de 13 novos empreendimentos. Desse total, 11 são centrais solares fotovoltaicas, que somaram 509 MW, além de uma usina termelétrica de 20 MW e uma pequena central hidrelétrica (PCH) de 14 MW.

Os dados mostram a continuidade da expansão da oferta de geração centralizada no país, com predominância de novos projetos fotovoltaicos. A fonte respondeu por cerca de 94% da capacidade adicionada no mês, enquanto as demais fontes tiveram participação mais limitada.

Quatro estados, distribuídos por quatro regiões, concentraram os empreendimentos liberados para operação comercial no período. Minas Gerais liderou, com 409 MW provenientes de nove usinas, seguido pela Bahia, com 100 MW e duas unidades.

Também entraram em operação uma termelétrica no Pará, com 20 MW, e uma PCH no Paraná, com 14 MW. A expansão reflete a diversificação regional da oferta, com maior concentração de novos projetos no Sudeste e Nordeste.

Com as novas adições, o Brasil alcançou, em 9 de fevereiro, um total de 216,9 GW de potência fiscalizada em usinas centralizadas, segundo o Sistema de Informações de Geração da Aneel (SIGA), que reúne dados de empreendimentos em operação e em implantação.



Mais Notícias EM



Prysmian inaugura centro de treinamento para projetos de alta tensão

Novo espaço visa formar especialistas nas etapas de lançamento, montagem e comissionamento

17/04/2026


ONS atualiza painel de margens para escoamento de geração até 2031

Ferramenta apresenta indicativos da capacidade remanescente do SIN para novos projetos

17/04/2026


White Martins inaugura planta de hidrogênio verde em Jacareí

Unidade de 800 t/ano amplia oferta de H2V no País

17/04/2026