O Nutec - Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará lançou o projeto Pesquisa e Desenvolvimento de Novas Tecnologias para Produção e Purificação de Biometano, que combina materiais adsorventes, microalgas e inteligência artificial para produzir biocombustível renovável de padrão comercial a partir de dejetos agroindustriais e urbanos. A iniciativa conta com investimento total de R$ 1,4 milhão e será desenvolvido ao longo de dois anos.
Segundo Antônia Fádia Valentim de Amorim, coordenadora do projeto, o objetivo é desenvolver e validar, em escala piloto, um sistema integrado capaz de transformar resíduos orgânicos de origem agroindustrial e de esgoto sanitário em biometano com pureza mínima de 90% de metano, equivalente ao padrão do gás natural comercial.
O Sibta - Sistema Integrado de Biogás com Tratamento Avançado, desenvolvido sob coordenação do Nutec, combina diferentes tecnologias para aumentar a eficiência da produção de biometano. Entre elas estão a síntese de nanopartículas de óxido de ferro (Fe₃O₄), compósitos de óxido de ferro com biocarvão (Fe₃O₄/biochar) e zeólitas de alta capacidade de adsorção produzidas a partir de resíduos industriais, capazes de capturar gás sulfídrico (H₂S) e gás carbônico (CO₂) com eficiência superior a 90%.
Segundo a instituição, o sistema também contempla a operação e o monitoramento de um biodigestor de mil litros para acompanhamento da produção de metano, dióxido de carbono e sulfeto de hidrogênio, além da utilização de fotobiorreatores para cultivo das microalgas Chlorella vulgaris e Limnospira platensis, responsáveis pela fixação biológica do CO₂ residual. O processo é complementado por um gêmeo digital baseado no modelo matemático ADM1 e integrado a ferramentas de aprendizado de máquina, permitindo monitoramento e otimização em tempo real, com erro de previsão inferior a 15%.
Além dos ganhos ambientais e energéticos, a iniciativa permitirá ao Nutec desenvolver adsorventes produzidos localmente, reduzindo a dependência de materiais importados e fortalecendo a capacidade tecnológica da instituição.
Mais Notícias EM
Empreendimentos cadastrados somam 296,9 GW de potência e reforçam o interesse do mercado pelos primeiros leilões de baterias.
10/08/2026
Conferência sobre distribuição de energia selecionará trabalhos para apresentação e publicação.
10/08/2026
Projeto BioLoop reunirá 31 laboratórios para desenvolver tecnologias de baixo carbono.
10/08/2026