A geradora AES Tietê fez parceria com a empresa Hytron e o IATI - Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação para desenvolver um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Aneel que pretende criar solução nacional para gerar energia com hidrogênio.

A meta do projeto, sob investimento de R$ 4,2 milhões, é desenvolver um kit de adaptação para uso de hidrogênio em grupo motor gerador a diesel e um eletrolisador nacional, que viabilizará a produção de hidrogênio a custos compatíveis com o diesel. Com o kit, os pesquisadores pretendem substituir parcialmente o combustível fóssil, em sistemas sobretudo de backup de energia, em horários de pico, zonas rurais e, também, em sistemas isolados.

A Hytron entra na parceria como desenvolvedora do eletrolisador de baixo custo, com materiais de preferência nacionais, para produzir hidrogênio a partir da eletrólise da água. Já o IATI está projetando um kit de conversão para que geradores a diesel em operação possam atuar de forma híbrida, com 50% H2 e 50% diesel. O aporte financiará uma unidade de demonstração do sistema proposto pelo projeto.

Há uma estimativa de que 12 mil novas unidades de grupos geradores a diesel são introduzidas no mercado por ano no Brasil, sendo o parque instalado por volta de 200 mil unidades. Não há, porém, sistemas já comerciais que permitam a utilização do hidrogênio em substituição ao diesel nesses equipamentos. Para os envolvidos no projeto, a comercialização dos novos kits e eletrolisadores devem representar 0,1% do mercado no primeiro ano, com crescimento futuro de 10% ao ano. O projeto deve ser concluído, incluindo aí testes e relatório final, em março de 2021.



Mais Notícias EM



Consumo de energia aumentou em março

Mesmo com agravamento da pandemia e maior distanciamento social, consumo foi 5,5% maior do que março do ano passado.

16/04/2021


Enel adota aplicativo para pagamento de conta de luz em SP

Distribuidora fechou parceria com a PicPay e concede créditos para primeiros consumidores que adotarem o pagamento digital.

16/04/2021


2W Energia capta recursos para erguer eólica

Financiamento da gestora Darby será para o complexo Anemus, no Rio Grande do Norte.

16/04/2021