A geradora AES Tietê fez parceria com a empresa Hytron e o IATI - Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação para desenvolver um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Aneel que pretende criar solução nacional para gerar energia com hidrogênio.

A meta do projeto, sob investimento de R$ 4,2 milhões, é desenvolver um kit de adaptação para uso de hidrogênio em grupo motor gerador a diesel e um eletrolisador nacional, que viabilizará a produção de hidrogênio a custos compatíveis com o diesel. Com o kit, os pesquisadores pretendem substituir parcialmente o combustível fóssil, em sistemas sobretudo de backup de energia, em horários de pico, zonas rurais e, também, em sistemas isolados.

A Hytron entra na parceria como desenvolvedora do eletrolisador de baixo custo, com materiais de preferência nacionais, para produzir hidrogênio a partir da eletrólise da água. Já o IATI está projetando um kit de conversão para que geradores a diesel em operação possam atuar de forma híbrida, com 50% H2 e 50% diesel. O aporte financiará uma unidade de demonstração do sistema proposto pelo projeto.

Há uma estimativa de que 12 mil novas unidades de grupos geradores a diesel são introduzidas no mercado por ano no Brasil, sendo o parque instalado por volta de 200 mil unidades. Não há, porém, sistemas já comerciais que permitam a utilização do hidrogênio em substituição ao diesel nesses equipamentos. Para os envolvidos no projeto, a comercialização dos novos kits e eletrolisadores devem representar 0,1% do mercado no primeiro ano, com crescimento futuro de 10% ao ano. O projeto deve ser concluído, incluindo aí testes e relatório final, em março de 2021.



Mais Notícias EM



Matrix Energia instala BESS em distribuidora de energia

Com capacidade de armazenamento de 20 MWh, solução permite injetar até 10 MW na rede em horários de pico.

13/04/2026


Aneel autoriza primeiro sistema de armazenamento colocalizado

Sistema tem capacidade nominal de 5.016 kWh e potência instalada total de 1.250 kW.

13/04/2026


O papel da eficiência energética na competitividade da sua indústria

Estratégias práticas para reduzir custos e aumentar produtividade.

13/04/2026