O grupo industrial ABB anunciou a abertura de uma linha dedicada à modernização de turbinas hidrelétricas em sua fábrica de Bilbao, na Espanha. O local já havia sido responsável pela produção desses equipamentos no passado e agora retoma a atividade para atender à demanda crescente por atualizações tecnológicas.
Segundo a companhia, a unidade já está executando projetos para empresas de energia da Noruega e da Espanha e prevê novos contratos nos próximos meses. A expectativa decorre do fato de que boa parte das turbinas em operação na Europa se aproxima do fim da vida útil, estimada em cerca de 30 anos.
Grande parte das hidrelétricas do continente foi construída entre as décadas de 1950 e 1970. Com o envelhecimento, muitos equipamentos apresentam queda de desempenho, oscilações e custos de manutenção mais elevados. A ABB pretende ocupar esse espaço oferecendo soluções de modernização tecnológica.
As equipes da empresa irão aplicar novos materiais e processos para reduzir perdas de energia e ampliar a eficiência dos geradores. Entre as inovações, estão estatores produzidos em Bilbao com tecnologias avançadas, incluindo o sistema de isolação Micadur.
A linha foi instalada no mesmo espaço onde, ao longo de 90 anos, foram montadas mais de 240 turbinas, sob a gestão da ABB e de empresas predecessoras. A localização é considerada estratégica por estar próxima a regiões com concentração de hidrelétricas, como os Pirineus e os Alpes, além da facilidade de acesso pelo porto de Bilbao.
“Num tempo em que cadeias de suprimento mais próximas ganham importância, agora temos como oferecer uma logística ainda mais rápida, com prazos e qualidade de serviço de previsibilidade, associada a um histórico de excelência de fabricação”, afirmou Mikel Torre, diretor-geral da ABB Motores de Anel Espanha.
O setor hidrelétrico europeu tem capacidade instalada de 260 GW, o que corresponde a cerca de 20% da eletricidade gerada no continente, predominantemente formado por usinas de pequeno e médio porte.
Além da nova linha de modernização de turbinas, a unidade de Bilbao continuará produzindo motores de anel, utilizados em acionamentos de moinhos de minério sem engrenagens, reforçando seu papel como centro de produção e inovação para o grupo.
Mais Notícias EM
Associação argumenta que fonte é firme, renovável e reforça papel do Brasil na bioenergia.
06/10/2025
Usina prevê operação comercial em 2025 com 630 MW de capacidade instalada.
06/10/2025
Projeto reduz tempo de inspeção em mais de 70% e aumenta a segurança.
06/10/2025