A EPE - Empresa de Pesquisa Energética lançou dia 19 de outubro uma série de estudos sobre oportunidades de eficiência energética na indústria brasileira. O trabalho é resultado de acordo de empréstimo do Banco Mundial ao Ministério de Minas e Energia, no âmbito do projeto META (Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral), e foi realizado por consultoria, sob fiscalização da EPE, desde 2017.

As análises e conclusões são resultantes de visitas técnicas a 138 unidades industriais de seis setores industriais: cadeia do alumínio, celulose e papel, cadeia siderúrgica, cerâmica, alimentos e bebidas e química, cada um dividido por subsegmentos industriais. Com o trabalho de campo, foi possível elaborar relatórios com a descrição das etapas dos processos, obter informações detalhadas sobre consumo, identificar os principais equipamentos consumidores de energia e apontar medidas de eficiência energética.

Além disso, os técnicos disponibilizaram a estimativa de potencial de eficiência energética e tabelas de coeficiente de destinação e rendimento energético nos moldes do Balanço de Energia Útil (BEU), ferramenta que permite a análise das informações e consumo final por setor e fonte, disponíveis no Balanço Energético Nacional (BEN).

Os dados no BEU foram estruturados em energia útil por setor, fonte e serviço energético (força motriz, calor de processo, aquecimento direto, refrigeração, iluminação, eletroquímica e outros). De forma adicional, a partir do fornecimento de informações de rendimento atual e potencial, o BEU permite a estimativa do potencial de eficiência no primeiro processo de transformação energética.

Para ter acesso aos estudos, acesse https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/projeto-de-assistencia-tecnica-dos-setores-de-energia-e-mineral-projeto-meta.



Mais Notícias EM



Consumo de energia aumentou em março

Mesmo com agravamento da pandemia e maior distanciamento social, consumo foi 5,5% maior do que março do ano passado.

16/04/2021


Enel adota aplicativo para pagamento de conta de luz em SP

Distribuidora fechou parceria com a PicPay e concede créditos para primeiros consumidores que adotarem o pagamento digital.

16/04/2021


2W Energia capta recursos para erguer eólica

Financiamento da gestora Darby será para o complexo Anemus, no Rio Grande do Norte.

16/04/2021