A Energisa Tocantins Transmissora de Energia conseguiu dia 19 de outubro licenças de instalação para duas linhas de transmissão, emitidas pelo Instituto Natureza dos Tocantins, o Naturantins, órgão ambiental do estado.

A primeira licença é para implementação da linha de 230 kV entre os municípios de Dianópolis e Gurupi, com extensão de 256 quilômetros. A segunda é a linha também de 230 kV de 245 quilômetros de extensão entre Dianópolis e a capital Palmas. No mesmo projeto de construção, há uma terceira linha de 230 kV, entre Dianópolis e Barreiras II, em processo de licenciamento federal pelo Ibama.

Essas três linhas fazem parte do empreendimento do lote 4 do Leilão de Transmissão realizado em junho de 2018. As duas licenças de instalação foram obtidas em 20 meses, após a assinatura do contrato de concessão em março de 2019. Suas respectivas receitas correspondem a 74% da Receita Anual Permitida (RAP) total do projeto.

O empreendimento, que compreende as três linhas e também subestações, em Tocantins e também na Bahia, representará uma RAP da ordem de R$ 66 milhões, para o ciclo 2020-2021, conforme resultado do leilão e ajuste pelo IPCA. O prazo limite estipulado pela Aneel para energização das linhas é março de 2024. Com o licenciamento, informa a Energisa, será dado de imediato a ordem de mobilização para início de construção das duas linhas junto à empreiteira contratada.



Mais Notícias EM



TSEA investe US$ 25 milhões em fábrica nos EUA

Nova unidade na Carolina do Norte vai aproximar produção da multinacional brasileira das concessionárias e outras empresas.

30/03/2026


Andra anuncia nova unidade em Guarulhos

Instalação será inaugurada em maio com foco em disponibilidade de estoque e eficiência logística.

30/03/2026


O custo invisível do desperdício de energia

Máquinas antigas e ineficientes aumentam o custo e reduzem a competitividade da indústria.

30/03/2026