A Energisa Tocantins Transmissora de Energia conseguiu dia 19 de outubro licenças de instalação para duas linhas de transmissão, emitidas pelo Instituto Natureza dos Tocantins, o Naturantins, órgão ambiental do estado.

A primeira licença é para implementação da linha de 230 kV entre os municípios de Dianópolis e Gurupi, com extensão de 256 quilômetros. A segunda é a linha também de 230 kV de 245 quilômetros de extensão entre Dianópolis e a capital Palmas. No mesmo projeto de construção, há uma terceira linha de 230 kV, entre Dianópolis e Barreiras II, em processo de licenciamento federal pelo Ibama.

Essas três linhas fazem parte do empreendimento do lote 4 do Leilão de Transmissão realizado em junho de 2018. As duas licenças de instalação foram obtidas em 20 meses, após a assinatura do contrato de concessão em março de 2019. Suas respectivas receitas correspondem a 74% da Receita Anual Permitida (RAP) total do projeto.

O empreendimento, que compreende as três linhas e também subestações, em Tocantins e também na Bahia, representará uma RAP da ordem de R$ 66 milhões, para o ciclo 2020-2021, conforme resultado do leilão e ajuste pelo IPCA. O prazo limite estipulado pela Aneel para energização das linhas é março de 2024. Com o licenciamento, informa a Energisa, será dado de imediato a ordem de mobilização para início de construção das duas linhas junto à empreiteira contratada.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025