Parceria entre o Itaipu Parquetec e a EPE - Empresa de Pesquisa Energética resultou na publicação de dois roadmaps tecnológicos que projetam cenários, tendências e inovações para o setor energético nacional até 2055. Os estudos abordam recursos energéticos distribuídos (RED) e hidrogênio de baixo carbono, com foco em perspectivas regulatórias, tecnológicas e de custos.

Os documentos foram elaborados no âmbito de um acordo de cooperação técnica entre as instituições e visam apoiar o planejamento energético brasileiro. O roadmap de RED está dividido em duas notas técnicas, que analisam perspectivas regulatórias e tendências tecnológicas, incluindo curvas de custo, para geração e armazenamento distribuídos. O trabalho contou com a contribuição do Centro de Tecnologias de Hidrogênio do Itaipu Parquetec nas projeções de crescimento das fontes renováveis e soluções de armazenamento.

Já o roadmap de hidrogênio, também dividido em duas notas técnicas, examina as perspectivas regulatórias e as rotas tecnológicas para produção de hidrogênio de diferentes intensidades de carbono. O estudo apresenta propostas regulatórias de curto, médio e longo prazo e detalha custos e tecnologias de produção, além de aspectos logísticos, visando apoiar decisões de agentes públicos e privados.

O documento sobre hidrogênio também identifica oportunidades de inovação e apresenta estimativas de custos de produção a partir de diversas rotas, considerando fatores como competitividade e inserção no mercado global de baixo carbono. O objetivo é criar bases sólidas para que o Brasil desenvolva uma cadeia robusta para esse vetor energético.

Além dos dois estudos já publicados, a parceria entre EPE e Itaipu Parquetec prepara um terceiro roadmap, dedicado ao tema das microrredes. O documento, em fase final, trará uma análise de perspectivas tecnológicas e regulatórias desses sistemas no Brasil, ressaltando seu potencial para comunidades com difícil acesso ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

As publicações já disponíveis incluem as notas técnicas do Roadmap Tecnológico de Recursos Energéticos Distribuídos e o Roadmap Tecnológico de Hidrogênio, bem como o documento metodológico “Modelo de Mercado da Micro e Minigeração Distribuída (4MD)”. Esses materiais podem servir como referência para planejadores, formuladores de políticas públicas e empresas do setor energético.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025