O Brasil atingiu a marca de 400 mil unidades consumidoras que utilizam energias renováveis – solar fotovoltaica, hidráulica, biomassa, biogás ou eólica –, alimentadas por mais de 305 mil conexões de sistemas de geração distribuída de energia. O levantamento é da ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída. São os chamados “prossumidores” (produtores/consumidores).

De acordo com o presidente da ABGD, Carlos Evangelista, os consumidores residenciais são a maioria, com 72% das unidades geradoras cadastradas. Unidades comerciais vêm em seguida, com 18%, seguido por consumidores rurais, com 7%, e industriais, com 3%.

"É preciso acabar com o mito de que a geração distribuída é para grandes empresários e consumidores mais abastados. Há projetos de todos os tamanhos e com fontes diversificadas, além de inúmeros projetos sociais levando os benefícios da geração distribuída aos mais carentes", explica Evangelista.

O executivo ressalta ainda que, depois do auge da crise sanitária em 2020, o setor poderá ter um crescimento expressivo de unidades consumidoras e conexões em 2021. Para ele, a geração distribuída é uma oportunidade em um cenário de recuperação econômica, pois traz economia financeira, redução de perdas com transmissão de energia e sustentabilidade.

Como meta, Evangelista afirma ainda que a associação luta para que o prossumidor não precise pagar o custo de disponibilidade, a taxa mínima cobrada pelas distribuidoras para se manter conectado à rede. "Com isso, podemos inserir mais 70 milhões de novos consumidores no mercado de GD", conclui. A geração distribuída atualmente tem potência total instalada no País de 3,9 GW.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

26/04/2024