A australiana Fortescue, que tem projeto de hidrogênio verde para ser construído no complexo portuário e industrial do Pecém, no Ceará, está realizando na região um monitoramento ambiental, com execução de pesquisas e análises técnicas conduzidas pelo Labomar - Instituto de Ciências do Mar, da UFC - Universidade Federal do Ceará.

A ação faz parte de acordo de pesquisa e inovação firmado entre as duas instituições em 2024 e visa diagnosticar a vida marinha no entorno da futura planta de hidrogênio verde da companhia. De acordo com a responsável pela área de meio ambiente da Fortescue, Gianpaola Ciniglio, o monitoramento permitirá uma compreensão precisa do ambiente marinho ao redor da área onde será construída a planta, abrangendo as fases anterior, durante e posterior à implantação do projeto.

Segundo ela, as atividades envolvem estudos geotécnicos e marinhos para a definição da configuração da planta e para o estabelecimento de padrões de gerenciamento ambiental, além de avaliar seus possíveis impactos ambientais. Intitulado Marine Environmental Baseline Studies (MEBS), o estudo conta com a participação de mais de 30 pesquisadores da UFC.

De acordo com o coordenador do projeto, o professor Marcelo Soares, do Labomar, foram realizadas quatro campanhas em mar na região adjacente à futura unidade da Fortescue, no município de São Gonçalo do Amarante, próximo ao porto do Pecém. “Nosso diagnóstico inclui toda a área da vida marinha, além da geologia da região. Ou seja, tudo o que existe no fundo do mar e na faixa de praia também está contemplado no monitoramento”, relata.

Os resultados desta etapa devem ser concluídos no primeiro semestre de 2025. As atividades de campo foram realizadas com o apoio de ferramentas tecnológicas, como drones subaquáticos e câmeras de alta precisão.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025