A UHE Belo Monte foi a hidrelétrica 100% brasileira que mais gerou energia para o País no primeiro trimestre deste ano, respondendo por 9% de toda a demanda nacional. A produção da usina, de janeiro a março, foi de 15.842.794 MWh, o equivalente ao consumo de 40 milhões de residências.

Essa quantidade de energia elétrica corresponde ao atendimento de todos os domicílios da região Sudeste durante o mesmo período, segundo os dados do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico. A produção média no trimestre foi de 7.334 MWmed, sendo que no dia 21 de janeiro, por exemplo, Belo Monte chegou a fornecer 12% da energia consumida no Brasil no horário entre 17h e 22h, período de pico de consumo.

O resultado da geração de Belo Monte acontece em um período marcado por ondas de calor que levaram o Brasil a registrar sucessivos recordes de consumo de energia. O último deles foi em 26 de fevereiro, às 14h24, quando o País atingiu a marca de 106.536 MW de demanda instantânea no SIN - Sistema Interligado Nacional. Naquele dia, Belo Monte foi a hidrelétrica que mais contribuiu para o atendimento nacional, gerando, sozinha, 8.325 MW, aproximadamente 8% do que o País precisava. O percentual equivale à demanda de 45,4 milhões de pessoas.



Mais Notícias EM



Aneel abre consulta pública para sandbox do projeto Energias da Floresta

Iniciativa tem o objetivo de testar modelos inovadores de atendimento elétrico em regiões remotas da Amazônia Legal.

15/03/2026


São Paulo inaugura maior planta de biometano do país

Capacidade nominal é de 225 mil m³ por dia, volume equivalente ao consumo de mais de mil ônibus urbanos

13/03/2026


Copel utiliza drone para inspeção de condutos em hidrelétrica

Solução elimina atividade de alto risco para trabalhadores e melhora a qualidade das informações coletadas.

13/03/2026