O IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicos, do governo paulista, produziu os dois primeiros quilos de hidrogênio em unidade de eletrólise da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo. O resultado faz parte de projeto de “reoperacionalização” de instalação de pesquisa que estava parada desde o final da década de 2000 e cujo propósito é criar um ônibus brasileiro movido a hidrogênio.

A planta da EMTU está instalada no município de São Bernardo do Campo (SP) e as equipes dos laboratórios da Unidade de Energia do IPT estão trabalhando em sua recuperação desde 2024. A instalação piloto utiliza a tecnologia de eletrólise alcalina, processo que ocorre em célula eletroquímica contendo uma solução que pode empregar, por exemplo, hidróxido de potássio ou hidróxido de sódio, e dois eletrodos (cátodo e ânodo).

Fazem parte do projeto, além do EMTU e do IPT, pesquisadores da Universidade de São Paulo. No acordo, o instituto é o responsável pela manutenção e operação dos equipamentos de produção, compressão, armazenamento e disponibilização de hidrogênio instalados atualmente na EMTU e que serão transferidos posteriormente ao campus do IPT.



Mais Notícias EM



Nutec lança projeto de R$ 1,4 milhão que transforma resíduos orgânicos em biometano no Ceará

Iniciativa produz biocombustível renovável de padrão comercial a partir de dejetos agroindustriais e urbanos

17/07/2026


Gaúcha Magnani entrega projeto de 9,7 mi para eletromobilidade em São Paulo

Estrutura permite o carregamento simultâneo de até 40 ônibus elétricos da Viação Metrópole Paulista, na capital paulista.

17/07/2026


ONS apresenta resultados do Plano da Operação Energética 2026-2030

Relatório reforça a necessidade de fontes flexíveis no SIN e de novos leilões de capacidade, além de apresentar um novo capítulo sobre curtailment

20/07/2026