A portuguesa EDP abriu inscrições para seu programa de financiamento de startups ligadas a tecnologias de inovação para a transição energética e voltadas a redes elétricas. Batizado de Energy Starter, o primeiro módulo do programa recebe propostas até 21 de fevereiro, para startups de todo o mundo, pelo site do programa.

Segundo comunicado da EDP, neste módulo, intitulado Redes do Futuro, o objetivo é atender startups e empresas de tecnologia que apresentem soluções para otimizar a flexibilidade e a capacidade das redes. Isso ao mesmo tempo em que apresentem propostas de simplificação dos processos de implementação e manutenção, com o fim de reduzir custos e integrar fontes de energia renováveis.

Para serem escolhidas, as startups devem atender alguns desafios, segundo a EDP. Para começar, precisam aumentar a capacidade da rede existente e identificar os seus limites reais, mas também acelerar a construção de linhas subterrâneas e aéreas, além de subestações, otimizar a regulação de tensão, o balanceamento de fase de baixa tensão, a análise de dados de contadores inteligentes e a detecção rentável para melhorar as operações e a manutenção de redes.

Além disso, é avaliado se os projetos e tecnologias aumentam a segurança das equipes em campo e da comunidade durante a construção, manutenção e funcionamento da rede, se minimizam o impacto ambiental de recursos de rede novos e existentes e se antecipam e conseguem gerir de forma mais eficaz os fenômenos meteorológicos extremos.

Após o período de inscrições, as startups serão avaliadas entre março e abril, com participação em reuniões online com a EDP. Os selecionados passarão à fase seguinte do programa: o bootcamp, que acontece nos dias 26 e 27 de maio, na sede da EDP em Lisboa, Portugal. Adicionalmente, poderão ter acesso a eventuais apoios financeiros e se beneficiar da experiência e da rede de contatos da EDP Ventures, a sociedade de capital de risco da EDP.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025