De acordo com a norma NBR 5410:2004 [1], seção 5.3.5.5, todo dispositivo destinado a prover proteção contra curtos-circuitos deve atender às duas condições seguintes:

● A capacidade de interrupção do dispositivo deve ser no mínimo igual à corrente de curto-circuito presumida no ponto onde for instalado. (...)

● A integral de Joule que o dispositivo deixa passar deve ser inferior ou igual à integral de Joule necessária para aquecer o condutor desde a temperatura máxima de serviço contínuo até a temperatura limite de curto-circuito, o que pode ser expresso por:

onde:
 é a integral de Joule (energia específica) que o dispositivo de proteção deixa passar, em ampères quadrados-segundo (A²s);

k²S² é a integral de Joule (energia específica) capaz de elevar a temperatura do condutor desde a temperatura máxima de serviço até a temperatura de curto-circuito, supondo-se aquecimento adiabático. O valor de k é indicado na tabela 30 da norma [por exemplo, 115 para condutores de cobre com isolação de PVC, seção ≤ 300 mm², temperatura de regime 70°C, temperatura de curto-circuito 160°C], e S é a seção do condutor (mm²).

Este enunciado da NBR 5410 está perfeitamente alinhado com a IEC 60364 [2]. Neste ponto, porém, a norma brasileira aduz uma nota, reproduzida a seguir:

“Nota – Para curtos-circuitos de qualquer duração em que a assimetria da corrente não seja significativa, e para curtos-circuitos assimétricos de duração 0,1 s ≤ t ≤ 5 s, pode-se escrever

I²t ≤ k²S²

onde:
I é a corrente de curto-circuito presumida simétrica, em amperes, valor eficaz (A); t é a duração do curto-circuito, em segundos (s).”

Segue-se a tradução do texto da IEC 60364 correspondente a essa nota:

“Para tempos de atuação do dispositivo de proteção < 0,1 s, onde a assimetria da corrente é importante, e para dispositivos limitadores de corrente, k²S² deve ser maior que a energia específica (I²t) indicada pelo fabricante do dispositivo de proteção.”

E prossegue a referida norma IEC, em tradução livre:

“Para curtos-circuitos de duração até 5 s, o tempo t, no qual uma dada corrente de curto-circuito eleva a temperatura do condutor desde a temperatura máxima de serviço até a temperatura limite de curto-circuito, pode ser calculado por aproximação pela expressão:

t = (k ∙ S / I)²

onde:
t - duração do curto-circuito, em segundos (s);
S - seção do condutor (mm²);
I - corrente de curto-circuito presumida simétrica, em ampères, valor eficaz (A); e
k - fator que considera a resistividade, o coeficiente de temperatura e a capacidade térmica do material condutor, e as temperaturas inicial e final. Os valores de k são dados na tabela 43A” [correspondente à tabela 30 da NBR 5410].

Percebe-se que a norma IEC faz uma distinção de tratamento entre curtoscircuitos interrompidos em tempo inferior a 0,1 s e aqueles com duração de até 5 s, distinção inexistente na norma ABNT.
 

Por que critérios distintos em função do tempo?

Uma consulta à literatura especializada da norma VDE 0100 [3], equivalente alemã da NBR 5410, contribui para esclarecer essa questão. A VDE está em plena consonância com os critérios prescritos pela IEC 60364: para curtos-circuitos com duração inferior a 0,1 s, compara-se a energia específica do dispositivo de proteção com a energia específica que o cabo suporta; já na faixa de 0,1 s a 5 s, calcula-se o tempo máximo admissível de interrupção do curto-circuito compatível com a capacidade térmica do cabo. Esses critérios visam a aplicação de dispositivos com características diversas:

● Para tempos abaixo de 0,1 s, a norma IEC 60364 determina que o valor I²t do dispositivo de proteção seja informado pelo fabricante mediante curvas características que contemplem o efeito limitador de corrente. Fusíveis tipo D e NH, por exemplo, têm características extremamente inversas para correntes > 20 In, e podem limitar a corrente a 1/10 do valor de crista presumido. Disjuntores conforme IEC 60898 [4] também dispõem de uma versão (classe 3) com alta limitação de corrente. A energia específica I²t para dispositivos desse tipo (fusíveis e disjuntores limitadores de corrente) não pode ser calculada corretamente devido à distorção da forma de onda, devendo ser verificada por meio de ensaio.

● Aplicações com tempos até 5 s referem-se, por exemplo, a disjuntores conforme IEC 60947-2 [5] não limitadores de corrente, com extinção do arco na passagem por zero. Ou a fusíveis, quando a corrente presumida for insuficiente para que o fusível limite o valor de crista (Ik < 20 In), limitando apenas a duração da falta. Nesse caso, o tempo máximo admissível (t) para um dado valor de energia específica tolerado pelo cabo é calculado pela expressão da IEC: t = (k ∙ S / I)².

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qual o tempo de duração da assimetria?
Além disso, há ainda uma questão conceitual. Circuitos típicos de baixa tensão são predominantemente resistivos, com R >> X. Nessas condições, a constante de tempo τ = X/(ω R) tende a zero. A componente de corrente contínua, que é uma medida da assimetria do curto-circuito, decai exponencialmente e em geral desaparece no primeiro ciclo, em tempo inferior a 0,016 s. Caso o dispositivo de proteção seja do tipo limitador de corrente, a interrupção pode ocorrer em menos de 0,004 s, ou um quarto de ciclo. Portanto, os curtos-circuitos assimétricos na faixa de 0,1 s a 5 s previstos na NBR 5410 não parecem ter sentido prático, como demonstrado pela análise que se segue.

A figura 1 representa um exemplo hipotético de corrente de curto-circuito assimétrico, enquanto a tabela I quantifica uma série de parâmetros correlatos. Para os diversos valores de X/R (coluna 2) foram calculados os fatores de assimetria (coluna 5) e os valores de crista máximos de curto assimétrico (coluna 6). Para determinar a duração da assimetria foram também calculadas as respectivas constantes de tempo τ (coluna 7). Por definição, τ expressa o tempo necessário para que a amplitude de uma grandeza que decresce exponencialmente se reduza a 1/e ≈ 0,368 do seu valor inicial. Logo, transcorrido um lapso de tempo equivalente a 5 ∙ τ (coluna 8), o transitório de corrente contínua está praticamente extinto, restando meros 0,7 % do seu valor inicial.

Das colunas 2 e 8 depreende-se, por exemplo, que para X/R = 0,1 a componente de corrente contínua desaparece em 1,33 ms; para X/R = 1, esse tempo é de 13,26 ms – ou seja, esses curtos-circuitos deixam de ser assimétricos em menos de um ciclo (coluna 9).

Inversamente, considere-se um curto-circuito com 100 ms de duração e X/R = 10 (que denota reatância indutiva propositadamente alta, atípica em redes de baixa tensão). Sabendo-se que a constante de tempo τ é 26,53 ms, o valor residual da componente contínua, consoante [6], pode ser obtido da expressão:

Verifica-se que a assimetria da corrente, no instante t = 100 ms após a inserção da falta, é de apenas 2,3% do valor inicial. Pode-se inferir desta avaliação que a assimetria de curtos-circuitos com duração > 0,1 s é irrelevante em redes de baixa tensão.

Nota – A tabela I baseia-se nas normas DIN EN 60909 / VDE 0102 [7]. Em artigo anterior [8], este autor analisa a primeira edição da então IEC 909, originária da VDE 0102, um marco importante na normalização. É oportuno recordar que a posição relativa da onda de tensão (ângulo ψ) é determinante da assimetria máxima para um dado fator de potência X/R (ângulo φ). O valor de crista da corrente (ip) é máximo quando o curto-circuito tem início no instante em que a onda de tensão está passando por zero (ψ = φ – 90°). Uma abordagem analítica desse mecanismo pode ser apreciada nas referências [9] e [10].

Assimetria e efeito térmico da componente contínua

Para dimensionar a suportabilidade térmica das instalações, a norma IEC 60909 [11] prescreve o cálculo da corrente térmica equivalente de curto-circuito (Ith). Trata-se da corrente cujo valor eficaz gera o mesmo calor que a corrente real de curto-circuito com as componentes alternada e contínua – portanto, levando em conta a assimetria. A corrente Ith é calculada a partir da corrente simétrica inicial de curto-circuito Ik e dos fatores m e n, variáveis em função do tempo. Pode-se escrever:

onde m é o fator que expressa o calor gerado pela componente contínua, e n, o calor gerado pela componente alternada da corrente. Na referida norma IEC, a exemplo da VDE 0102 [7], esses fatores são representados por dois diagramas (figuras 2 e 3).

Para curtos-circuitos caracterizados como distantes do gerador (nos quais as reatâncias subtransitória e transitória das máquinas síncronas não têm influência sobre a amplitude da corrente de falta), que constituem o caso geral dos circuitos de distribuição de baixa tensão, o fator n é igual a 1. O fator m, por sua vez, é dado por:

onde:
f - frequência nominal da rede (Hz);
Tk - tempo de duração do curto-circuito (s); e
k - fator de assimetria conforme IEC/VDE.

Para curtos-circuitos com duração Tk > 1 s, o fator m é igual a zero.

Simulações publicadas na referência [12] demonstram que, para curtos-circuitos distantes do gerador (n = 1), com fator de assimetria k ≤ 1,6 e duração Tk > 0,1 s, o valor da corrente térmica equivalente pode ser considerado idêntico ao da corrente simétrica inicial de curto-circuito, e ao da corrente permanente de curto-circuito: Ith = Ik = Ik.

Pode-se deduzir que, nas condições em apreço (k ≤ 1,6 e Tk > 0,1 s), o efeito térmico da assimetria da corrente de curto-circuito é insignificante.

 

Conclusão

Considerando que, para proteção de condutores contra curtos-circuitos com duração inferior a 0,1 s (inclusive por dispositivos limitadores de corrente), o critério a ser satisfeito é a comparação direta com a integral de Joule (I²t); e quando a duração do fenômeno for superior a 0,1 s até 5 s aplica-se o cálculo do tempo máximo admissível, convém fazer a devida distinção entre essas duas situações práticas. Além disso, foi demonstrado que a assimetria das correntes de curto-circuito com duração > 0,1 s é em geral irrelevante em redes de baixa tensão. Recomenda-se, portanto, harmonizar o texto da seção 5.3.5.5 da NBR 5410 com o da seção 434.5 da norma IEC 60364-4-43.

Revendo edições anteriores da NBR 5410, é interessante constatar que em 1980 o texto em discussão era idêntico ao da atual IEC 60364 (edição de 2008). A divergência ora apontada surgiu na revisão de 1990 da norma ABNT.
 

Agradecimentos: O autor agradece aos engenheiros Hilton Moreno, João Gilberto Cunha e Dr. Paulo Alves Garcia, pelas frutíferas discussões e comentários sobre a temática deste artigo.

 

Referências
[1] ABNT NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão. Rio de Janeiro, 2004
[2] IEC 60364 – Low voltage electrical installations – Part 4.43: Protection for safety – Protection against overcurrent. Ed. 3.0. Genebra, 2008
[3] Kiefer, G.; Schmolke, H. – VDE 0100 und die Praxis. VDE Verlag GmbH. Berlim, 2017
[4] IEC 60898 – Electrical accessories – Circuit-breakers for overcurrent protection for household and similar installations – Part 1: Circuit-breakers for a.c. operations. Genebra, 2016 [ABNT NBR IEC 60898:2019]
[5] IEC 60947-2 – Low voltage switchgear and controlgear – Part 2: Circuit-breakers. Genebra, 2016 [ABNT NBR IEC 60947-2:2013]
[6] Siemens – Tech Topics no 44: Anatomy of a short-circuit. Siemens Industry, Inc. Wendell, NC, 2016. Disponível em https://new.siemens.com/us/en/products/energy/product-support/t-d-guardian-articles/anatomy-of-a-short-circuit.html
[7] DIN EN 60909-0 | VDE 0102 – Berechnung der Kurzschlussströme in Drehstromnetzen – Teil 0: Berechnung der Ströme. Berlim, 2016
[8] Mendes, Celso L.P. – Método de cálculo de curto-circuito conforme IEC e VDE. Mundo Elétrico, São Paulo, março 1990, pp. 31-37
[9] Hartman, C.N. – Understanding asymmetry. IEEE Trans. Ind. Appl., Jul/Aug 1985, pp. 842-848
[10] Reichenstein, H.W.; Gomez, J.C. – Relationship of X/R, Ip and I to asymmetry in resistance/reactance circuits. IEEE Trans. Ind. Appl., Mar/Apr 1985, pp. 481-492
[11] IEC 60909-0 – Short-circuit currents in three phase a.c. systems – Part 0: Calculation of currents. Genebra, 2016
[12] Pistora, G. – Berechnung von Kurzschlussströmen und Spannungsfällen. VDE Verlag GmbH. Berlim, 2016


Mais Artigos EM



GESTÃO DA ENERGIA PARA SISTEMAS ELETROMOTRIZES

Motores elétricos respondem por mais da metade do consumo global de energia elétrica. Isto é mais que o dobro gasto com iluminação ou aquecimento. No setor industrial essa participação é de cerca de 70%, e de 40% no setor comercial. Neste trabalho, o consumo para fins motrizes é agrupado em dois tipos de sistemas: fluidomecânicos e mecânicos. No ambiente industrial a energia elétrica para uso em sistemas fluidomecânicos totaliza quase 2/3 do consumo para fins motrizes. Portanto, tais sistemas eletromotrizes respondem por uso significativo de energia. Com base em recentes estudos internacionais, o presente trabalho apresenta um panorama mais detalhado do consumo para diversos segmentos industriais, tanto por processos, quanto por tipos de máquinas empregadas em sistemas fluidomecânicos (bombas, ventiladores e compressores). As principais caraterísticas técnicas desses sistemas são apontadas. As ações de economia de energia mais eficazes são abordadas, tratando de forma independente as de conservação de energia e as de eficiência energética. O trabalho termina apresentando aspectos técnicos essenciais para a gestão da energia de sistemas motrizes em geral, com ênfase n os conceitos de revisão energética.

08/11/2021


Abundância de recursos e predomínio de renováveis são destaques do PNE 2050

Publicado em meio a pandemia, o PNE 2050 aponta estratégias de longo prazo para o setor energético brasileiro alertando para as incertezas deste momento histórico, em que o futuro da economia e, consequentemente, do setor elétrico depende da saúde pública. Contudo, ratifica sua importância como visão futura, capaz de servir de norte durante o momento desafiador.

17/02/2021