A quantidade de reclamações de usuários dos serviços de telecomunicações caiu 26,4% em agosto de 2021 na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados da Anatel.

Os números da agência mostram que em agosto de 2020 foram registradas 244.973 reclamações. Já em agosto deste ano elas caíram para 180.232, uma redução de 64.741. Na comparação com a média dos últimos cinco anos (2016 a 2020), o número de queixas de agosto caiu 35,3%.

“As reclamações de usuários de telecom registraram queda em todos os meses de 2021 e nos últimos cinco meses essas reduções foram acima de dois dígitos. Isso mostra a efetividade dos investimentos das prestadoras de telecomunicações, um dos setores que mais investem em infraestrutura”, afirma Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital.

Quando comparada com o mesmo mês de 2020, em julho a queda no número de reclamações foi de 37%, em junho de 30,9%, em maio, 28,4%, e em abril o número de reclamações havia caído para 24,4%.

As quedas nas reclamações também são verificadas em plataformas como o Procon. Em 2015, para cada 10 mil clientes de telecomunicações, 23 reclamaram. Em 2020, para cada 10 mil clientes houve 13 reclamações.

Ferrari destacou ainda os bons resultados de medidas de autorregulação do setor, como a criação do Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br), que permite bloquear ligações de telemarketing e ofertas de crédito consignado.

Todos os principais serviços de telecomunicações apresentaram redução nas reclamações nos últimos 12 meses. A maior ocorreu na TV por assinatura, cujo índice caiu 47,4%, de 23.194 para 12.202. No serviço de Internet banda larga fixa as reclamações caíram 32,1%, de 64.689 para 43.901, e na telefonia móvel as reclamações caíram 17% em agosto em relação a agosto do ano passado, passando de 116.572 para 96.708.



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