A Unifique, operadora de Timbó, SC, eleita a melhor banda larga do Brasil pela Anatel em 2019, notou um aumento de até 40% no consumo de Internet nos dias de isolamento social.

O diretor de mercado da telecom, Jair Francisco alerta que, dessa forma, pode haver sobrecarga na rede, de um modo geral. "Não é só a nossa rede que está sendo pressionada e exaurida neste momento. A Internet está sendo usada de uma forma intensiva e isso comprometeu vários recursos", explica. Antes da quarentena, o pico de consumo era na parte da noite, entre 19h e 23h. Agora, a taxa de consumo permanece alta durante todo o dia. "Apesar de a nossa rede estar 100%, o usuário percebe, lá na casa dele, lentidão algumas vezes. Não depende só da nossa infraestrutura".

Além dos milhares de home office, vídeos e jogos online também estão entre as plataformas que mais consomem Internet e que, durante os dias em casa, ficam ligados boa parte do tempo.

Mesmo antes da quarentena, o brasileiro já passava muito tempo na Internet. É o que aponta um estudo feito (pouco antes do país decretar as medidas restritivas) pela Hoopsuite com a We Are Social. O Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo conectado, atingindo a média de 9h29 por dia. “Nosso desejo é que não haja qualquer restrição quanto ao uso da Internet para não comprometer as funções básicas”, declara o diretor.

A Unifique foi eleita a melhor banda larga fixa do Brasil, segundo Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel no período de 2019. A empresa oferece serviços de banda larga, TV por assinatura e telefonia digital para 126 cidades catarinenses, além de Piên, Rio Negro e São Mateus do Sul, no Paraná, com mais de 150 mil acessos. A meta é chegar a 1 milhão de residências até 2025.



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