Em agosto, entraram em vigor as sanções para as empresas que estiverem em desacordo com a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados, que podem variar entre 2% do faturamento do negócio até R$ 50 milhões por infração/dia. Mesmo diante desse cenário, mais de 80% das companhias brasileiras ainda não se adequaram à nova legislação, segundo um levantamento feito pela consultoria ICTS Protiviti.

Para isso, a Fix, startup especializada em manutenção e reformas, contratou uma parceria de consultoria junto à Claranet, multinacional de tecnologia, para garantir a segurança dos mais de 56 mil clientes cadastrados em sua plataforma. Fundada em 2017, a empresa, que está presente em Belo Horizonte, MG, Curitiba, PR, Porto Alegre, RS, Campinas e São Paulo, é responsável pela manutenção de imóveis para grandes imobiliárias, o que torna a segurança dos usuários uma prioridade.

“Atendemos clientes de companhias parceiras, as imobiliárias. Diante disso, é essencial termos acesso a alguns dados para garantir a melhor experiência tanto para as imobiliárias quanto para os seus inquilinos e proprietários. Por isso, é preciso passar segurança de que vamos tratar essas informações da melhor maneira possível, e, claro, sem infringir a legislação”, explica Thais Sterenberg, diretora de marketing e sócia da Fix.

O serviço de consultoria LGPD da Claranet inclui uma série de processos, como análise de necessidades no âmbito tecnológico, compliance para ajustes e correções de relações contratuais com parceiros, fornecedores e o público em geral, certificação e treinamento de todo o time da empresa, através de um método que busca a adequação das organizações de maneira responsável, segura e eficaz.

“O que buscamos em nossos clientes é criar, a partir de uma situação a adequação a uma nova legislação, uma oportunidade dentro de um mercado que ainda não está olhando para essa questão. A Fix é uma incentivadora no segmento imobiliário, levantando a bandeira da importância da LGPD, sendo isso um grande diferencial competitivo, além de cumprir um papel de responsabilidade social muito importante”, comenta Adilson Magalhães, gerente de governança e compliance da Claranet.

O projeto, que começou em dezembro de 2020, inclui diversas ações para garantir o cumprimento de todos os requisitos. O primeiro passo foi a alteração da plataforma para atender aos requisitos previstos por lei, além de diversos treinamentos internos, que contaram com mais de 60 pessoas.

“A adequação à LGPD foi decisiva para o nosso crescimento. O fato de termos um parceiro externo como a Claranet foi crucial, já que são especializados nesse processo e nos apoiaram em todas as etapas. Por isso nos ajudou a passar muito mais segurança às novas imobiliárias que fecharam conosco desde então”, finaliza Thais.



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