O Grupo Delta anunciou plano de investimentos para construção de fazendas solares com 110 MWp de potência instalada, que devem entrar em operação até junho de 2024 em nove estados do Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste e também no Distrito Federal. A previsão da companhia é atender cerca de 60 mil unidades consumidoras no País com essas usinas. O fornecimento da energia será feito pela LUZ, empresa do grupo para atendimento a consumidores de baixa tensão, na modalidade de geração distribuída compartilhada, mas áreas das distribuidoras de energia de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Segundo Geraldo Mota, diretor da Delta Solar, estão bem adiantadas obras no Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo. Uma usina pronta em Três Lagoas (foto) acaba de receber liberação da distribuidora local para início de fornecimento de energia. Outras seis unidades (mais uma no MS e cinco em SP) estão em construção e têm potencial para alcançar até 30 MWp, atendendo cerca de 16.500 consumidores até fevereiro do ano que vem.

Segundo o executivo, o objetivo é aumentar ainda mais a capilaridade da Delta Energia no setor elétrico. A empresa atua na comercialização no mercado livre de energia junto a consumidores livres e grandes geradores, sendo responsável por transacionar cerca de 5 mil MW médios por mês, o que corresponde a 8% do consumo de energia brasileiro. “Nossa entrada no mercado de geração de energia solar está em sintonia com a expansão do setor. Esse movimento agrega valor ao portfólio da Delta”, afirma Mota.

A empresa espera uma migração significativa dos 90 milhões de consumidores do País para o mercado livre de energia a partir da liberação desta modalidade para todos os públicos. A Delta Energia está se preparando com iniciativas em tecnologia, recursos humanos e marketing, além de ampliação de portfólio com foco no varejo. “A estratégia de crescimento no varejo prevê que o processo seja liderado pela empresa LUZ. Portanto, a operação das usinas solares que estão sendo construídas será feita por nossa fornecedora digital de energia”, destaca o diretor da Delta Solar.

ALUZ iniciou suas operações em geração distribuída compartilhada em outubro do ano passado, e em 2023 passou a ser a representante da companhia na comercialização de energia elétrica no varejo. O Grupo Delta Energia também atua no mercado de biocombustíveis, tancagem de etanol, geração de energia centralizada, tecnologia e gestão de fundos de investimentos em comercialização de energia.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024