O governo cearense assinou um memorando de entendimento com a empresa chinesa Mingyang Smart Energy para formalizar plano de instalação no estado de um complexo eólico offshore, onde a empresa seria uma espécie de âncora para atrair investimentos na área.

O Brasil ainda não tem nenhuma central eólica offshore, apenas projetos, que estão sendo licenciados pelo Ibama. Também não há regulamentação específica para a geração, embora exista projeto de lei no Senado em tramitação (PL 11.247/2018). Porém, a perspectiva para a eólica offshore é muito grande, tendo em vista haver um potencial de geração, segundo estudo da EPE - Empresa de Pesquisa Energética, de 700 GW em profundidades de até 50 metros. Para efeito de comparação, atualmente a fonte eólica onshore no Brasil tem capacidade instalada de 16 GW e já é a segunda fonte de geração da matriz nacional.

O interesse do governo do Ceará e dos chineses baseia-se especificamente no potencial offshore do estado, de 117 GW, considerado junto com o Rio Grande do Norte os melhores locais para instalação desse tipo de usinas. Tanto é assim que já há três projetos de grande porte em licenciamento no estado, das empresas Neoenergia, BI Energia e Eólicas do Brasil.

Pesa também muito a favor do interesse da empresa chinesa o fato de o Ceará ser o terceiro maior gerador eólico onshore do País, com 81 parques eólicos em operação e capacidade instalada total de 2054 MW. O potencial onshore no estado é de 94 GW, para torres com 150 metros de altura, segundo dados da Federação das Indústrias do Ceará.

Fundada em 1993, a Mingyang Smart Energy é fabricante de turbinas eólicas e fornecedora de soluções integradas de energia limpa. A empresa conta com nove mil colaboradores e 16 fábricas situadas na China e Índia. Atua nos setores de energia eólica e solar, ocupando a 37ª posição entre as 500 maiores empresas de novas energias do mundo e a 1ª em inovação eólica offshore.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

26/04/2024