Os agentes da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica aprovaram, por unanimidade, a contratação da Conta Escassez Hídrica, operação financeira que visa auxiliar o setor elétrico diante dos custos decorrentes do cenário de baixa hidrologia e de aumento da geração termelétrica registrados em 2021.

Os associados participaram, no dia 11 de abril, de assembleia geral extraordinária e deram a anuência para que a entidade atue como centralizadora das operações. A CCEE foi também a operadora da chamada Conta Covid, que socorreu as distribuidoras, que alegaram estar afetadas pela redução do consumo durante o período crítico da pandemia.

Caberá à CCEE contratar o financiamento junto aos bancos participantes e repassar integralmente às distribuidoras os valores homologados mensalmente pela Aneel. A entidade também será responsável pela cobrança e pagamento das amortizações do empréstimo, a partir do ano que vem.

Segundo comunicado da câmara, a gestão da Conta Escassez Hídrica será totalmente neutra, transparente e responsável, sem prejuízo aos seus agentes e às demais operações realizadas.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024