A Voltalia anunciou que vai iniciar a construção da terceira fase do sistema híbrido de energia que mantém em Oiapoque, no Amapá, desde 2015. Essa etapa inclui a implantação de pequena central hidrelétrica (PCH) de 7,5 MW, batizada de Cafesoca, e vai aumentar a participação da energia renovável no consumo dos habitantes de Oiapoque para mais de 90%.

A PCH Cafesoca completará o sistema híbrido isolado da cidade no norte do Amapá, que conta com usina termelétrica a diesel de 12 MW de potência, comissionada em 2015, e uma usina solar fotovoltaica de 4 MW, implantada em 2017. Com a PCH, a capacidade total do sistema híbrido será aumentada para 23,5 MW. O projeto foi desenvolvido e é de propriedade da Voltalia, sendo apoiado por um contrato de longo prazo.

Em 2014, a empresa de origem francesa venceu a licitação do Oiapoque, uma cidade isolada de 24 mil habitantes, não conectada ao SIN. A Voltalia na época foi a única concorrente a propor uma solução que incluía parte de energia renovável, no caso a solar fotovoltaica, já que todos os concorrentes propuseram uma solução 100% térmica, a queima de diesel. O comissionamento da PCH está previsto para o primeiro semestre de 2024.



Mais Notícias EM



Aerogeradores chineses chegam ao Porto do Suape

Conjuntos eólicos completos da Goldwind desembarcam em Pernambuco e seguem por rodovia para parque eólico na Paraíba

06/05/2024


Statkraft vai investir R$ 926 milhões em usinas híbridas na Bahia

A estatal norueguesa usará recursos para implantar complexo solar e baterias junto a parques eólicos

06/05/2024


ONS prevê cenário de carga mais alta no fim de maio

Boletim do PMO projeta crescimento no SIN de 5,5% e em todos os subsistemas

06/05/2024