Os leilões de energia existente A-1 e A-2 de 2021 foram marcados para o dia 3 dezembro. O edital dos dois certames foi aprovado no dia 26 de outubro pela diretoria colegiada da Aneel, que também deliberou sobre a realização dos leilões por meio da plataforma virtual da CCEE, e estabelece as regras para a negociação de energia elétrica de empreendimentos de fontes hídrica e térmica a biomassa, a gás natural, a gás de processo e a carvão mineral nacional, com início de suprimento em 2022 e 2023.

O leilão A-1 negociará apenas produtos por quantidade, para empreendimento de quaisquer fontes, com início de suprimento previsto para 01/01/2022. Para o leilão A-2, é prevista a oferta de produtos por disponibilidade, para empreendimentos termelétricos a gás natural, a gás de processo, a carvão mineral nacional e a biomassa, com Custo Variável Unitário (CVU) ou com CVU nulo, e por quantidade, para empreendimentos das demais fontes. Os contratos decorrentes dos dois certames terão prazo de dois anos.

Os preços iniciais para os dois certames, definidos pelo MME, serão de R$ 240/MWh para o A-1, do qual participarão apenas usinas ofertantes do produto quantidade, e de R$ 200/MWh para os produtos quantidade e disponibilidade participantes do A-2.

A Consulta Pública 045/2021, que debateu o conteúdo do edital do leilão, recebeu 16 contribuições de sete participantes.  O aviso de licitação, o edital e os anexos foram publicados no dia 28 de outubro e estão disponíveis no site da Aneel.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024