A empreendedora eólica Casa dos Ventos anunciou nos últimos dias mais dois PPAs de longo prazo com indústrias para contratação de energia gerada por seus parques em construção no Brasil. O primeiro foi com a Rima Industrial, produtora de ligas à base de silício e magnésio. A empresa assinou contrato com duração de 15 anos para o fornecimento de 20 MWm a partir de 2024.

O contrato com o grupo Rima, que exercerá a opção de entrar como autoprodutora do empreendimento, foi a última transação de longo prazo envolvendo o Complexo Eólico Rio do Vento, de 1 GW, no Rio Grande do Norte, que já conta com sua primeira fase parcialmente em operação (504 MW). O restante da energia do parque, que terá mais 534 MW na segunda fase, será negociada em contratos de curto prazo.

O segundo PPA foi com a indústria química Unigel. Em um contrato de 20 anos, válido a partir de 2024, a Casa dos Ventos anunciou ter fechado acordo superior a R$ 1 bilhão. A indústria também terá a opção de se tornar autoprodutora, como sócia minoritária, do complexo eólico Babilônia Sul, em fase de implantação na Bahia e que terá 360 MW de potência instalada. A Unigel não informa o montante de energia negociado.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024