A transmissora ISA Cteep iniciou projeto piloto para a troca de 40 veículos leves da frota administrativa da empresa para versões elétricas. Para cumprir o plano, a companhia adquiriu o primeiro veículo, um IEV20, da Jac Motors, que será utilizado para deslocamentos a trabalho de colaboradores. O modelo tem autonomia de até 350 quilômetros.

Durante um ano, será analisada a eficiência do veículo para, então, trocar os demais carros, o que deve acontecer até 2023. A expectativa é que o modelo adquirido pela empresa seja capaz de reduzir em até 3 toneladas a emissão de COdurante o período do projeto piloto. Considerando a troca de toda a frota leve da área administrativa, esse número saltará para cerca de 353 toneladas.

Desde 2017, a ISA Cteep utiliza etanol em seus veículos leves, o que evitou a emissão de 930t COe até 2019. No fim de 2020, mais de 98% dessa frota já era abastecida com o biocombustível. A adoção de veículos movidos a energia renovável faz parte de uma série de iniciativas da empresa para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em sua operação. Em 2020, por exemplo, por meio de ações específicas de manutenção, além do aperfeiçoamento das técnicas aplicadas no plano anual de manutenção dos ativos, a companhia reduziu mais de 8% a emissão de SF6, gás com impacto no efeito estufa, porém essencial para o setor elétrico por suas propriedades isolantes. No último trimestre deste ano, a transmissora adotará, em subestações blindadas, uma máquina para desumidificar as câmaras de SF6, evitando riscos de vazamentos e emissão de gases de efeito estufa.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024