A distribuidora Enel e o governo paulista entregaram a segunda fase do sistema de iluminação da Ciclovia Novo Rio Pinheiros, na zona sul de São Paulo. Foram adicionados 260 pontos de iluminação inteligente no trecho entre as pontes do Jaguaré e da Cidade Jardim, totalizando 6,5 km de extensão.

A iniciativa faz parte de um plano para transformar o local na primeira ciclovia inteligente do País por meio de tecnologias inovadoras. A nova fase do projeto se junta aos 130 pontos de iluminação instalados em um trecho de cerca de 3,5 km na primeira etapa, concluída no início de maio de 2021. Ao todo, foram instalados cerca de 390 pontos de iluminação LED, ao longo de 10 km de extensão, sendo parte do projeto dotado com a tecnologia de iluminação inteligente, que permite o gerenciamento do sistema de forma remota. 

Além da iluminação, a Enel X, empresa do grupo Enel, estuda implantar uma série de tecnologias de cidades inteligentes de última geração no local, como wifi público, sensores e câmeras. A instalação do sistema de iluminação pública possibilitará a ampliação do horário de funcionamento da ciclovia para o período noturno.

 A iniciativa da ciclovia inteligente integra o projeto Urban Futurability, ação da Enel que está transformando a Vila Olímpia, também na zona sul da capital, em um bairro digital e sustentável. Nesta região, a Enel Distribuição São Paulo está investindo R$ 127 milhões em mais de 40 projetos, financiados com recursos do programa de P&D Aneel da companhia.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024