A transmissora ISA Cteep convidou a EPE - Empresa de Pesquisa Energética para participar do projeto de P&D Aneel chamado “Planejamento integrado e flexível de sistemas de transmissão”. O objetivo da pesquisa é fomentar a preparação do planejamento da transmissão de energia elétrica frente à crescente entrada das fontes renováveis intermitentes e da geração distribuída e de tecnologias de armazenamento.

O acordo entre as empresas compreende o desenvolvimento de metodologias e o aprimoramento de ferramentas computacionais para auxiliar a avaliação do planejamento do sistema, considerando a análise de um portfólio de tecnologias que maximizem a flexibilidade da rede de transmissão. Além disso, está prevista a elaboração de propostas regulatórias para incentivar a adoção do portfólio mais eficiente e para assegurar a remuneração dos investimentos.

Iniciado em meados de 2020 e com duração de 24 meses, o projeto tem investimento previsto de aproximadamente R$ 5 milhões e conta, também, com a participação das empresas de soluções tecnológicas no setor de energia elétrica, como as consultorias PSR, HPPA e MRTS.



Mais Notícias EM



Auren Energia incorpora ativos da AES Brasil

Se aprovada, negociação vai criar empresa com total de 8,8 GW em operação

17/05/2024


Copel testa sistema de armazenamento de energia de 1 MW

O BESS ficou dois dias fornecendo energia para instalações da empresa paranaense de energia em Curitiba

17/05/2024


Projeto quer extrair lítio na Alemanha sem emissões de carbono

Empresas ABB e Vulcan vão combinar soluções para implantar usina geotérmica e consolidar processos de eletrificação da extração

17/05/2024