Para auxiliar o mercado na avaliação da influência do preço na contabilização, a CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica lançou um simulador do impacto do PLD horário por ramo de atividade (ACL). A ferramenta, disponível no portal da CCEE, permite que os usuários comparem a média mensal do PLD horário nos submercados e o perfil de consumo de empresas de cada ramo diante do preço.

Além disso, é possível simular os impactos financeiros do perfil de contratação na contabilização de cada segmento econômico, podendo ser visualizada a interferência da flexibilidade contratual na exposição de um grupo de consumidores no Mercado de Curto Prazo. A tecnologia é importante porque a implementação do PLD horário torna mais dinâmico, com os valores variando ao longo do dia, com possibilidade de ganhos ou perdas financeiras conforme a contratação de energia dos agentes, o que requer mais atenção no gerenciamento.

Para desenvolver o simulador, a CCEE utilizou dados públicos divulgados em relatórios da instituição. Com base no comportamento histórico e nos valores contabilizados, é possível avaliar os efeitos reais de alterações contratuais considerando uma média padrão. Como o simulador considera o consumo e o preço de períodos anteriores, a Câmara alerta que os agentes devem procurar outras informações e dados para realizar análises que visam tomadas de decisão, sendo a ferramenta apenas uma opção para facilitar entendimento da dinâmica do mercado de energia.



Mais Notícias EM



Aerogeradores chineses chegam ao Porto do Suape

Conjuntos eólicos completos da Goldwind desembarcam em Pernambuco e seguem por rodovia para parque eólico na Paraíba

06/05/2024


Statkraft vai investir R$ 926 milhões em usinas híbridas na Bahia

A estatal norueguesa usará recursos para implantar complexo solar e baterias junto a parques eólicos

06/05/2024


ONS prevê cenário de carga mais alta no fim de maio

Boletim do PMO projeta crescimento no SIN de 5,5% e em todos os subsistemas

06/05/2024