A empresa Luminae lançou uma plataforma de gestão e redução de consumo de energia elétrica, gás e água. Batizado de Neuron, o sistema utiliza as tecnologias de bancos de dados, Internet das Coisas e inteligência artificial e permite a automação das redes elétricas, com entrega de relatórios, gráficos e alarmes em tempo real, que podem ser acessados pelos consumidores remotamente pela internet.

De acordo com a empresa, a plataforma funciona por meio de sensores instalados em ambientes e nos equipamentos, que colhem dados em tempo real de vários tipos de informações e identificações de anormalidades, desde a detecção de pessoas em áreas da empresa até sobrecargas de energia em equipamentos. A solução pode ser integrada com a maioria dos sensores do mercado e com diferentes protocolos de comunicação.

Com recurso de inteligência analítica, a plataforma pode tomar decisões preliminares, como por exemplo alterar automaticamente a temperatura do ar-condicionado ou desligar as luzes em um ambiente vazio. O sistema ainda avalia se é necessário acionar alarmes – do próprio sistema ou pré-definidos - ao identificar problemas.

Com interface intuitiva, o sistema oferece um painel de controle personalizável. A solução inclui o Dr. Neuron, um chatbot preparado para esclarecer dúvidas na interpretação dos dados. Todas as informações ficam armazenadas em nuvem e os dados são criptografados de ponta a ponta. Segundo a empresa, a solução já foi testada em alguns clientes, quando teria comprovado economia nos custos de energia de até 25%.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

26/04/2024