A EPE - Empresa de Pesquisa Energética lançou dia 19 de outubro uma série de estudos sobre oportunidades de eficiência energética na indústria brasileira. O trabalho é resultado de acordo de empréstimo do Banco Mundial ao Ministério de Minas e Energia, no âmbito do projeto META (Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral), e foi realizado por consultoria, sob fiscalização da EPE, desde 2017.

As análises e conclusões são resultantes de visitas técnicas a 138 unidades industriais de seis setores industriais: cadeia do alumínio, celulose e papel, cadeia siderúrgica, cerâmica, alimentos e bebidas e química, cada um dividido por subsegmentos industriais. Com o trabalho de campo, foi possível elaborar relatórios com a descrição das etapas dos processos, obter informações detalhadas sobre consumo, identificar os principais equipamentos consumidores de energia e apontar medidas de eficiência energética.

Além disso, os técnicos disponibilizaram a estimativa de potencial de eficiência energética e tabelas de coeficiente de destinação e rendimento energético nos moldes do Balanço de Energia Útil (BEU), ferramenta que permite a análise das informações e consumo final por setor e fonte, disponíveis no Balanço Energético Nacional (BEN).

Os dados no BEU foram estruturados em energia útil por setor, fonte e serviço energético (força motriz, calor de processo, aquecimento direto, refrigeração, iluminação, eletroquímica e outros). De forma adicional, a partir do fornecimento de informações de rendimento atual e potencial, o BEU permite a estimativa do potencial de eficiência no primeiro processo de transformação energética.

Para ter acesso aos estudos, acesse https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/projeto-de-assistencia-tecnica-dos-setores-de-energia-e-mineral-projeto-meta.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

26/04/2024