A Starlinger (Áustria), que tem subsidiária brasileira em Holambra (SP), vai expor na feira NPE as tecnologias de reciclagem desenvolvidas por duas de suas unidades de negócios: a linha de granulação de material pós-consumo recoSTAR, com tecnologia de descontaminação em fase fundida (viscoZERO), e a unidade de lavagem de grânulos que opera a jusante, denominada PCUplus, para execução de superlimpeza e redução de odor de materiais como PET, PP, PEAD e PS. Combinadas, as instalações produzem material reciclado que atende os padrões de embalagens , inclusive para o contato com alimentos.

 

O sistema de reciclagem consiste em uma extrusora (recoSTAR) com ou sem unidade de desgaseificação, um filtro de fusão contínua ou filtro de retrolavagem, o reator de descontaminação de fase de fusão (viscoZERO), um filtro de retrolavagem antes do granulador submerso e o lavador de grânulos PCUplus (opcional), no final do processo (imagem ao lado).

 

Reator para descontaminação

 

O reator de descontaminação em fase fundida viscoZERO também pode ser instalado como uma solução autônoma para descontaminar diferentes tipos de materiais de alta viscosidade. “O reator abre novas oportunidades de negócios, pois fornece aos recicladores de plásticos a flexibilidade para transformar uma ampla gama de materiais pós-consumo em resinas de excelente qualidade. Durante o processo de descontaminação no reator, os contaminantes voláteis são removidos de forma eficaz e o material é limpo e homogeneizado”, comentou Gerhard Bräuer, gerente de produto viscoZERO da Starlinger viscotec.

 

 

______________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

______________________________________________________________________________________

 

 

Imagens: Starlinger

 

 

Leia também:

 

Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

 

ICIS atualiza sua base de dados de reciclados

 

 

#Starlinger

#reciclagem

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias PI



Craqueamento em fornos elétricos é opção da BASF e da SABIC

A BASF, a SABIC e a Linde inauguraram a sua primeira unidade de demonstração de fornos de craqueamento a vapor aquecidos eletricamente para operação em grande escala.

30/04/2024


Braskem estuda usar fornos elétricos para craqueamento

Parceria da Braskem e Lummus envolve a realização de testes e análises de desempenho em unidades de craqueamento da petroquímica brasileira, visando à descarbonização desta etapa da produção.

30/04/2024


Escadas de EPS são divulgadas por especialista em construção

O construtor Vander de Paula deu exemplos de como o poliestireno expandido (EPS) pode ser aplicado na construção de escadas.

30/04/2024