A comercialização de tampinhas plásticas descartadas para arrecadação de fundos que são usados para beneficiar pets é um dos trabalhos realizados pelo Projeto TamPets, que, com o apoio da ZF, empresa fornecedora de tecnologia industrial, passou a contar com um novo ponto de coleta no município de Sorocaba (SP).

 

O projeto, idealizado por Lia Marcos e gerido com o apoio de voluntários desde 2019, tem participação em ações que têm como objetivo ajudar animais em situação de vulnerabilidade. O ponto de coleta recém-estabelecido se encontra em uma unidade da companhia e, de acordo com informações fornecidas à imprensa, já recebeu doações de tampinhas que somam 21,5 kg (quase 12 mil tampinhas) de material que pode ser reciclado e reinserido na cadeia produtiva de resinas, por exemplo.

 

No que tange aos trabalhos realizados pelo Projeto TamPets, os fundos arrecadados são usados para o financiamento de castrações de animais. Também conta com parcerias formadas com ONGs, abrigos e protetores independentes que estão à frente de ações centradas nos cuidados com animais, além de clínicas veterinárias.

 

 

Que tampinhas doar?

 

Segundo a idealizadora do projeto, são aceitas tampas plásticas de, por exemplo, garrafas PET, de embalagens usadas para acondicionar sucos, leite, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, água e alimentos.

 

Lia Marcos comentou: “Uma tampinha sozinha não tem preço. Porém, junto com outras, ela tem muito valor. O apoio e a confiança de empresas como a ZF são imprescindíveis para mantermos o TamPets em movimento. Cada tampinha depositada no coletor traz um alento para quem as trouxe e é uma chance de melhorar a qualidade de vida de animais”. 

 

Mais informações podem ser obtidas no site do Projeto TamPets. Em Reciclagem você confere informações sobre projetos centrados na reciclagem de tampas plásticas e comercialização de matérias-primas obtidas a partir daí. 

 

Imagens: Projeto TamPets, Freepik.

___________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Mais notícias:

 

Central de Custódia registra recorde de retorno de embalagens ao ciclo produtivo

 

Universidade estuda biodegradação de filmes compostáveis no solo durante 180 dias

 

#TamPets #ZF #PlásticoIndustrial #CausaAnimal



Mais Notícias PI



A indústria do PVC se prepara para o Tratado Global de Plásticos

O Fórum PVC 2024, que acontece de 15 a 18 de abril na Escócia, reúne organizações de diversos países e, inclusive, do Brasil, para discutir temas relacionados à resolução de problemas causados pelo descarte incorreto de plásticos, entre outros tópicos.

16/04/2024


Plástico Brasil e VDMA formam parceria

Foi anunciada pela Associação dos Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais, da Alemanha, uma parceria com a comissão organizadora da feira Plástico Brasil, que terá nova edição em 2025.

02/04/2024


Ilac passa a representar fabricantes de chapas plásticas em geral

O Instituto do Acrílico vai reestruturar seus trabalhos e planeja passar a representar fabricantes de chapas plásticas feitas com policarbonato, PETG e poliestireno, entre outros.

02/04/2024