Entrou em operação uma usina de produção de vapor oriundo de biomassa que vai fornecer energia para a unidade fabril de poli(cloreto de vinila) (PVC) da Braskem situada em Marechal Deodoro (AL). O Grupo Veolia, com matriz na França e escritório em São Paulo (SP), participou do projeto de construção e implantação da nova usina.

As companhias parceiras vêm trabalhando neste projeto desde 2021, e têm como objetivo produzir anualmente 900 mil toneladas de vapor, assim como reduzir a emissão de CO2 em aproximadamente 150 mil toneladas/ano. Foi informado à imprensa que o investimento neste sentido gira em torno de R$ 400 milhões.

Além disso, a parceria abrange o desenvolvimento de projetos focados na inserção de resíduos como, por exemplo, pellets em processos produtivos, e ainda a gestão de áreas voltadas para o plantio, manutenção de florestas e de espaços para a preparação de biomassa e reúso de água em operações industriais como purga de caldeiras, entre outros.

 

Comentando mais sobre este assunto, Francisco Dal Rio, diretor de operações da Veolia no Brasil, disse: “Vamos aliar tecnologia e capacidade humana para gerenciar ativos. Investimos em sistemas de supervisão locais integrados com nosso centro de inteligência Hubgrade para o monitoramento remoto da performance dos sistemas. Também vamos monitorar via satélite nossas florestas, e o sistema logístico de transporte e armazenamento”.

 

Imagem: Veolia/Divulgação.

 

Leia também:

 

A influência da erva-mate e do ácido málico nas propriedades de filmes de fécula de batata

 

Problemas ambientais alteram a dinâmica do mercado de resinas

 

#Biomassa #GrupoVeolia #Braskem #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024