A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) vai promover no próximo dia 16, em Atibaia (SP), mais um drive-thru de coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. A ação, realizada em parceria com a Prefeitura da cidade e com a agência Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE), acontecerá na Avenida Joviano Alvim (Atibaia Jardim), das 9h às 17h.

 

A ideia é promover a arrecadação de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo na região, incentivar a reciclagem responsável e informar a população sobre a importância do descarte adequado desses produtos e das possibilidades de recuperação dos materiais com que eles são fabricados, muitos dos quais são reconvertidos em resinas plásticas recicladas.

Serão recolhidos diversos tipos de resíduos, desde fones de ouvidos e computadores quebrados ou antigos, até geladeiras. Além disso, haverá uma equipe no local para lidar com as dúvidas a respeito do correto descarte e reciclagem. “Essa é uma valiosa oportunidade de informar a população de seu papel crucial no processo de reciclagem, dado que toda logística reversa se inicia com o consumidor”, explicou Nilson Maestro, presidente da ABREE (foto). “Além disso, podemos abordar detalhes envolvendo os riscos de contaminação que os resíduos representam para o meio ambiente, algo que muitas vezes foge do conhecimento geral”.

 

A Prefeitura de Atibaia também se beneficia da ação, com a geração de empregos nas etapas de manufatura reversa. “Agradecemos a parceria com a ABREE, que vai contribuir, e muito, para a redução de pontos irregulares de descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, além de dar destinação adequada a esses resíduos que, muitas vezes, são depositados em terrenos e áreas de preservação permanente. O descarte adequado preserva o meio ambiente e protege quem trabalha e tem contato com este tipo de material", destacou o secretário de Meio Ambiente de Atibaia, Daniel Borghi.

Postos de coleta por todo o Brasil

 

A ABREE, em conjunto com parceiros, contabiliza hoje mais de 4,1 mil pontos de recebimento de eletrônicos e eletrodomésticos pelo País, estando presente em quase 1,3 mil municípios. Apenas no Estado de São Paulo são 697 pontos. No site da associação é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos, realizando uma busca por meio do CEP residencial, no seguinte link: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento.

 

Na função de entidade gestora, a associação colabora com esclarecimentos sobre aspectos legais da destinação final adequada de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos consumidores, alémd e disponibilizar uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, incluindo batedeiras, ferros elétricos, fones de ouvido, liquidificadores, máquinade costura, fornos de micro-ondas, purificadores de água e televisores, entre outros.

 

Imagens: ABREE

 

Leia também:

 

 

Coleta de resíduos plásticos avança no Sul do Brasil

 

Indorama aumenta a capacidade de reciclagem em Minas Gerais

 

#ABREE



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado

Testes realizados pela empresa gaúcha Degrad mostraram que o grafeno pode melhorar propriedades mecânicas do polipropileno reciclado.

24/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024