A versão digital da segunda edição do livro “Estrutura e propriedades de polímeros”, de autoria de Marcelo Rabello (foto abaixo), está disponível para download gratuito. A obra, que aborda desde a arquitetura molecular de polímeros até a falha prematura de peças e componentes feitos de plástico, tem seções, ao final da maioria dos capítulos, onde o autor sugere atividades práticas no que tange aos materiais poliméricos.

 

No capítulo 2, por exemplo, são abordados os conceitos básicos dos polímeros e sua massa molar, e também são mencionados exemplos de aplicação desses materiais, tais como na fabricação de tanques para armazenamento de combustível, de utilidades domésticas, recipientes, implantes ortopédicos e filmes, entre outros. As forças coesivas e o comportamento de termoplásticos também são assuntos abordados neste capítulo.


Já o capítulo seguinte trata das transições que ocorrem em polímeros amorfos e em polímeros cristalinos, abordando também as transições em copolímeros e os diferentes estados físicos desses materiais. No capítulo 4, continuam os tópicos sobre polímeros amorfos e cristalinos, mas desta vez há seções específicas dedicadas para cada um deles, incluindo temas como “cristalinidade versus propriedades”, “cristalinidade por densidade”, “conexões interlamelares e interesferulíticas” e “teorias para explicar a cristalinidade dos polímeros”.

 

A obra também tem o capítulo 6, que trata do comportamento mecânico dos polímeros, o capítulo 7, cujos fatores que controlam as propriedades dos polímeros constituem o tema central, e o capítulo 8, no qual são mencionados estudos de caso que abrangem as tensões de moldagem em itens plásticos, bem como a investigação de peças que apresentam falhas.


O livro é composto por 338 páginas e pode ser baixado aqui. Marcelo Rabello é engenheiro de materiais e professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).


 

Imagem: Marcelo Rabello/Divulgação.

 

 

Artigos técnicos sobre polímeros:

 

Como os bioplásticos podem contribuir para o armazenamento de CO2

 

Métodos de ensaio em linha para a supervisão da formulação de resinas

 

Uso de grafenos em pesquisas com polímeros: superando as fases de maior risco técnico e financeiro

 

#MarceloRabello #UFCG #PlásticoIndustrial #Livro



Mais Notícias PI



Livro aborda o processamento de termoplásticos

Publicação trata da estrutura e as propriedades dos polímeros, e também de dois dos principais processos de transformação de termoplásticos: injeção e extrusão.

16/04/2024


Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro

Normas de segurança de máquinas industriais e boas práticas para a implantação de sistemas para impedimento de ataques cibernéticos são alguns dos temas tratados na obra.

19/03/2024


Reciclagem do plástico é tema de livro com nova edição

Dicas para tornar a reciclagem um negócio lucrativo e conhecimentos práticos para esta área são alguns dos tópicos abordados na obra.

08/12/2023