O Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (Ipea) divulgou os dados de fevereiro de sua pesquisa sobre o consumo aparente de bens industriais, detectando um aumento da procura por esses ativos ligados à produção. A constatação reitera o que tem sido observado nas recentes feiras industriais, tais como a Plástico Brasil e a Expomafe: o aumento do interesse da indústria pela aquisição de maquinário.

 

O documento do Ipea pondera que, embora animador, o desempenho ainda não foi suficiente para alterar o cenário de queda do indicador no trimestre móvel encerrado em fevereiro, que apontou recuo de 1,2% na margem. O mesmo ocorre na comparação interanual: recuo de 2,4% do indicador mensal contra fevereiro do ano passado e também no trimestre móvel em relação ao verificado no mesmo período de 2022.

 

No acumulado em doze meses, a demanda industrial registrou baixa de 0,4%. De acordo com o instituto, esse cenário ainda é desafiador para o setor industrial e também reflete a queda de 0,2% da produção industrial no acumulado em doze meses, mensurada pela Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PIM-PF/IBGE), como mostra o gráfico abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já a Fundação Getúlio Vargas anunciou em seu boletim macroeconômico de maio a revisão da projeção do PIB de 2023, de 0,3% para 0,8%, em razão do melhor desempenho da indústria nos primeiros meses deste ano. A instituição apontou um cenário positivo para o setor em março, após dois meses consecutivos de queda.

 

 

Imagem: Shutterstock

Gráfico: Ipea

 

 

 

Leia também:

 

Indústria vai investir em produtividade

 

Aumenta a produção de embalagens flexíveis

 

 

#Ipea

#FGV

 



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024