A demanda por materiais que atendam às políticas de sustentabilidade das empresas usuárias de produtos plásticos tem crescido e fez com que a Apta Resinas (Estância Velha, RS) buscasse no mercado parcerias para incluir em seu mix de produtos alguns grades do poli(ácido láctico) (PLA) Luminy, bioplástico de origem renovável e compostável. Os biopolímeros possuem as certificações TUV – de compostabilidade, e USDA – de garantia de fonte renovável.

 

A representação é recente e foi anunciada durante a última feira Plástico Brasil, assim como o acordo de exclusividade fechado no final de 2022 com a norte-americana Kraiburg para a comercialização local dos grades de elastômeros termoplásticos Thermolast K e M (TPSs) e Thermolast R (TPE). Os mercados a serem atendidos com esses novos grades incluem as indústrias automobilística e médica.

 

Outra linha que passou a ser comercializada pela Apta com exclusividade são os EVAs da saudita Sipchem, voltados para aplicações na indústria calçadista e de produtos para o mercado fitness, em constante crescimento no Brasil.

 

Tamy Rosa, coordenadora de Inovação e Tecnologia de Aplicação da Apta, informou que as novas representações são resultado de uma prospecção cuidadosa do mercado e são acompanhadas de treinamento de todo o corpo técnico da empresa junto aos fabricantes dos novos materiais, em seus países de origem.

 

Todos os novos grades já estão disponíveis, ao lado de linhas já comercializadas pela empresa, de fabricantes como Exxon Mobil, Lotte Chemical, Ineos, Lubrizol, Radici e Formosa.

 

 

Imagem: catálogo Apta

 

 

Leia também:

 

 

Inscrições abertas para encontro sobre bioplásticos

 

Hidrogênio verde e as perspectivas para o setor de plásticos

 



Mais Notícias PI



Fabricante sueca de bioplásticos vai expandir presença mundial

Um novo aporte de recursos financeiros vai custear a atuação da Gaia Biomaterials em novos mercados, incluindo as Américas.

09/04/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

04/04/2024


Resíduos orgânicos são transformados em filamentos para impressão 3D

O projeto europeu BARBARA foi desenvolvido para valorizar resíduos da indústria agroalimentar. O primeiro passo foi transformá-los em filamentos para manufatura aditiva.

27/02/2024