A norte-americana Mencom, fabricante de conectores industriais e acessórios para instalações, desenvolveu uma trava para gabinetes que envolve conceitos de construção leve e combinação de materiais (termoplástico e metal) em um projeto totalmente voltado para as necessidades de desempenho do produto.

O sistema de fechamento para gabinetes, denominado alavanca IL-Brid foi projetado para melhorar o mecanismo de travamento tradicional, de modo a aumentar a durabilidade do conjunto, com melhor desempenho e menos desgaste. Ele combina a facilidade de moldagem e a flexibilidade dos materiais termoplásticos com a robustez de uma alma de aço inoxidável, aplicada no ponto de atrito da trava (foto).

 

O novo projeto foi criado tendo em vista as aplicações com abertura e fechamento frequentes que são típicas do ambiente industrial. A estrutura da alavanca de travamento foi moldada com um termoplástico contendo retardante de chama e com aprovação pelo Underwriters Laboratories (UL), que reduz significativamente o atrito e o desgaste no deslizamento para a abertura e fechamento. Já o núcleo de aço inoxidável garante resistência às tensões mecânicas típicas da movimentação das peças e às vibrações de ambientes agressivos.

 

Foto: Mencom



 

Conteúdo relacionado:

 

Tampas elásticas para proteção de moldes e peças metálicas

 

Fazendas verticais e os materiais plásticos




 

#aplicaçõesemplásticos   #Mencom



Mais Notícias PI



Bom momento para o mercado de tubos plásticos

A feira Tube, que acontecerá em abril, no centro de exposições da Messe Düsseldorf, na Alemanha, criou um pavilhão dedicado aos tubos plásticos.

19/03/2024


Plásticos de engenharia na construção de guias lineares

Polímeros de alto desempenho dispensam a lubrificação e permitem a substituição de materiais convencionais nas buchas deslizantes de guias lineares. Alta resistência mecânica e térmica também são diferenciais.

28/02/2024


Bicampeão mundial de surfe lançou prancha feita 100% em EPS

Fabricada pela Kos Blanks a partir de poliestireno expandido (EPS) fornecido pela Termotécnica, a prancha foi desenvolvida por Filipe Toledo.

14/02/2024