Unificar processos, aumentando a segurança e a eficiência das operações industriais foram os motivos que levaram a Braskem a investir no sistema de controle de processo Experion PKS, da Honeywell, cuja instalação foi concluída no mês de julho, na unidade de Olefinas 1, localizada no Polo Petroquímico de Triunfo (RS). A tecnologia melhora o desempenho e a eficiência de automação industrial da gigante petroquímica, que optou pelas soluções mais modernas de automação existentes, alinhadas aos conceitos da indústria 4.0.

 

Trata-se do primeiro sistema de controle de uma unidade da Braskem que conta com integração de um circuito fechado de câmeras capaz de monitorar algumas etapas das operações industriais. As imagens ajudam a identificar e monitorar cenários operacionais, facilitando a tomada de decisão.

 

"O novo sistema digital de controle é responsável pelo controle e monitoramento de mais de sete mil equipamentos. A sala de controle, local em que o operador interage com os sistemas (foto), foi totalmente redesenhada. O espaço passou a adotar os mais modernos recursos de tecnologia voltados à operação segura, suporte às decisões operacionais, confiabilidade humana e ergonomia", comentou o diretor industrial da Braskem Regional Sul, Nelzo Silva.

 

A modernização do Sistema de Controle Digital (DCS, de digital control system) vai permitir a configuração de novas estratégias de otimização de produção, automatização de rotinas operacionais, redução de consumo energético e identificação antecipada de eventos operacionais.

 

" As tecnologias que permitem o controle integrado remoto de operações industriais são uma tendência irreversível no mercado e devem seguir em expansão nos próximos anos”, ressaltou Jose Fernandes, Presidente da Honeywell Materiais de Performance e Tecnologias (PMT) para a América Latina.

As operações da Braskem no Polo Petroquímico de Triunfo incluem a produção de químicos básicos como o eteno, propeno, butadieno, MTBE e solventes, além do polietileno verde, produzido a partir de cana-de-açúcar, de origem 100% renovável.


 

Foto: Divulgação/Honeywell


 

Conteúdo relacionado:

 

Consórcio visa acelerar a indústria 4.0 no Brasil

 

Segurança cibernética na pauta da indústria


 

#DCS

#|Honeywell

#Braskem



 



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024