O setor petroquímico ocupa uma posição estratégica na economia de um país, fornecendo insumos para indústrias voltadas para o atendimento de grande parte das necessidades humanas de consumo, tais como vestuário, habitação, transporte, alimentação, limpeza e saúde.

 

A indústria química/petroquímica brasileira ocupa hoje a sexta posição em nível mundial, com um faturamento da ordem de US$ 100 bilhões. Sua cadeia movimenta hoje cerca de 11 mil empresas no País, desde a 1ª geração, que usa os derivados do petróleo, até a 3ª geração, que produz os bens de consumo finais.

 

Para capacitar profissionais interessados neste setor, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), do Rio de Janeiro (RJ), vai realizar o treinamento “Dinâmica da Indústria Petroquímica On-line”, que será ministrado por Flávio Ferreira Silva, diretor da consultoria Ohxide e colunista da seção Petroquímicos da revista Plástico Industrial.

 

As aulas acontecerão nos dias 21, 23, 25 e 30 de novembro, em formato on-line ao vivo, com forte incentivo à interação entre os participantes, totalizando uma carga horária de oito horas, nas quais serão abordados temas como a definição e as características da indústria petroquímica, cadeia de valor, principais produtos, cadeias de produção, ciclos petroquímicos, competitividade regional, estrutura de custos, mercado interno e externo.

 

A programação completa, assim como o formulário para inscrição e demais informações, estão disponíveis aqui.


 

Foto: Robin Sommer / Unsplash


 

Leia também:

 

Como empreender no setor de plásticos

 

Desenvolvimento de produtos plásticos em curso gratuito


 

#petroquímica


 



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024