Tecnologias avançadas para gerenciamento de cores em processos industriais para a indústria de plásticos são a especialidade da norte-americana K-Rite, que concentrou na última feira K, alguns lançamentos em software e hardware destinados a esta tarefa.

Para o setor de projetos, a empresa destacou suas soluções Pantone LIVE, Pantone Connect e Pantone Matching System, destinadas à criação de paletas digitais para aplicação no desenvolvimento de novos produtos e na comunicação sobre cores entre departamentos envolvidos nas diversas etapas deste processo.

 

Para visualização e controle de produção e da qualidade, incluindo mock ups digitais, a empresa desenvolveu o sistema Pandora, que aproveita os dados espectrais para renderizar cor e texturas de produtos físicos em mock ups 3D. Assim, marcas e fornecedores podem apresentar de forma econômica e sustentável uma variedade de opções de cor e aparência para uma determinada réplica virtual, com a possibilidade de avaliação de aspectos da superfície, curvas, bordas e níveis de transparência. Identificam-se desta forma problemas de cor antes do início da produção.

 

Também foram apresentados instrumentos profissionais para captura e medição de cores, assim como software para formulação de cores via Color iMatch, que processa dados colorimétricos de forma inteligente para fornecer correspondências de cores iniciais ideais, reduz tentativas de formulação desnecessárias e pode formular cores usando sobras e materiais reciclados.

 

“Usando os mais recentes dispositivos e software de medição de cores, empresas podem substituir ou minimizar o uso de testes físicos pela representação virtual em 3D, utilizar melhor os reciclados ou biomateriais, obter formulações precisas já nos primeiros lotes e monitorar a precisão das cores durante toda a produção para detectar e corrigir desvios antecipadamente”, comentou Matthew Adby, diretor de gerenciamento de produtos da X-Rite.


 

Leia também:

 

Consumo de masterbatches segue rota de expansão

 

Tecnologia na coloração de plásticos reciclados


 

#coresemplásticos

#XRite



Mais Notícias PI



Feira K 2022 manda recado para o mundo

Um resumo sobre as propostas para a redução do impacto dos resíduos plásticos no meio ambiente e na sociedade como um todo apresentadas na última edição da K.

06/12/2022


Máquinas brasileiras na K: uma história de sucesso

Comércio de equipamentos industriais fornecidos por empresas brasileiras movimentou US$ 15,4 milhões durante a feira alemã.

16/11/2022


Reciclagem em ciclo fechado

Novos equipamentos foram projetados para atender à demanda de ciclos fechados de reciclagem de PET, PS e poliolefinas.

16/11/2022