A Qualy – marca de margarinas, pertencente ao grupo BRF – acabou de confirmar um novo compromisso para compensação ambiental de 100% de seus potes de margarina e manteiga em parceria com a eureciclo, certificadora de logística reversa de embalagens no Brasil e, juntas, preveem a coleta de oito mil toneladas do material por ano.

 

De acordo com informativo enviado pela marca, o compromisso visa a reciclagem equivalente do polipropileno (PP) utilizado nas embalagens, ou seja, a mesma quantidade de material plástico utilizado na produção das embalagens será recuperada e reciclada.

 

Para garantir que esse processo seja monitorado e certificado até a conclusão da reciclagem, a eureciclo apoia cooperativas para coletar o equivalente em PP utilizado nos potes, que é então vendido para as recicladoras; depois reciclado e transformado em matéria-prima para diversos tipos de produto no mercado.

 

Segundo Aline Alexandrino, gerente executiva da Qualy, “como ainda não é possível rastrear todos os potes de Qualy utilizados no Brasil para garantir a reciclagem dos mesmos, encontramos na compensação ambiental a melhor solução, reciclando o mesmo material que utilizamos e na mesma quantidade, independentemente do produto que esteve ali antes, reduzindo não somente o impacto ambiental, mas também ajudando no desenvolvimento da cadeia de reciclagem e geração de empregos”.

 

Ainda de acordo com o informativo enviado à imprensa, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece uma meta para que seja implementada a logística reversa de embalagens após o uso do consumidor e a Qualy decidiu realizar a reciclagem para 100% do peso de suas embalagens. Além dessa iniciativa, a BRF estabeleceu diversos compromissos de sustentabilidade, entre eles o de ter 100% das embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis até 2025.

 

(Fotos: Pixabay e Qualy)

#margarina #reciclagem #compensacaoambiental #embalagem

 

Conteúdo relacionado:

Programa de reciclagem de copos plásticos no Sul

Gestão e reciclagem de resíduos plásticos em seminário híbrido



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado

Testes realizados pela empresa gaúcha Degrad mostraram que o grafeno pode melhorar propriedades mecânicas do polipropileno reciclado.

24/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024